INAUGURADA À NOVA ETA – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CAMPO ALEGRE
Na manhã deste sábado (21), a Prefeitura de Campo Alegre por meio da Secretaria de Saneamento Ambiental e Meio Ambiente inaugurou a nova ETA – Estação de Tratamento de Água de Campo Alegre.
A obra contempla um investimento total de R$ 1.874.521,52 (Hum milhão, oitocentos e setenta e quatro vil, quinhentos e vinte e um reais e cinqüenta e dois centavos) custeados por meio de emendas parlamentares dos Deputados Federais Darci de Matos e Hélio Costa. A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela execução da obra é a Acetecno do Brasil Ind. e Com. de Maquinas e Equipamentos Ltda.
Em seu pronunciamento a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf falou com muita alegria de mais essa conquista para Campo Alegre. “A obra de instalação da nova ETA é uma grande conquista para a qualidade da nossa água, pois o equipamento que está operando hoje no Município possui mais 40 anos de uso”, finalizou.
O novo equipamento compacto e modular, ideal para a realidade do Município. A tecnologia de ultrafiltração remove sólidos físicos da água, que passam por uma membrana semipermeável. A concepção desse sistema favorece a utilização de menos produtos químicos para o tratamento da água e consegue remover até 99% dos patógenos. Até o momento o Município trabalhou com dois filtros e uma capacidade de produção de água de 12 litros por segundo, abastecendo a região central e bairros arredores, a nova ETA tem uma capacidade total de 30 litros por segundo, composta por dois módulos, atendendo até 20 litros por segundo, e futuramente, dependendo da demanda, pode-se colocar outro módulo para chegar a 30 litros por segundo.
Neste primeiro momento a ETA será supervisionada remotamente pelos servidores municipais do setor de águas e pela empresa responsável pela instalação. Ela vem toda automatizada, há locais em que nem há operadores, ela produzirá de acordo com o nível do reservatório. Se o reservatório está baixo, ela produz mais e automaticamente dosa a vazão necessária para o momento. O intuito dessa estação é não parar, ela consegue fazer esse equilíbrio, o sistema automatizado também vai diminuir o risco de falha humana.
O vice-Prefeito Matheus Fuckner destacou o empenho da gestão que já constatou ao assumir em 2021 a importância da busca de recursos para investir em um novo sistema de tratamento de água. “Desde o nosso primeiro ano de mandato começamos a busca tanto na esfera Estadual como na Federal em busca de recursos para que pudéssemos concretizar este sonho, e graças a muito empenho e também dos nossos parceiros Deputados Federais Darci de Matos e Hélio Costa, hoje essa obra é realidade. Trabalhamos bastante e estamos bem felizes com resultados como este“, frisou Fuckner.
Estiveram presentes no ato a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf e o vice-Prefeito Matheus Fuckner, os vereadores Ana Lucia Piski, Ernani Santos, João Nilson Venera e Vilmar Grosskopf, os familiares do saudoso Sr. José Amorim o qual leva o nome da ETA, o Sr. Cesar de Arruda Diretor da EmpresaAcetecno do Brasil e demais representantes da empresa, Secretários, Diretores, Coordenadores, Assessores, Chefes e Servidores Públicos Municipais.
Rodrigo Munhoz
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Campo Alegre