CAMPO ALEGRE RECEBEU A OFICINA “O ARTISTA EMPREENDEDOR”
No último sábado (11) a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer em parceria com a Coordenadora de Projetos na Secretaria de Turismo e Cultura de Itapoá Sra. Geane Silva Saggioratto, realizou a Oficina “O Artista Empreendedor”.
Durante todo o dia do sábado a oficina, gratuita, contou com a presença de alguns fazedores de cultura do Município, uma capacitação técnica na elaboração de projetos culturais. Viabilizada por meio do edital Elisabete Anderle 2023, a oficina foi ministrada por Geane Silva Saggioratto, atriz, produtora e gestora de projetos com formação acadêmica na área das artes cênicas, atua a 30 anos na profissão, tendo aprovado e desenvolvido projetos em várias áreas de cultura.
O objetivo da oficina era de capacitar amadores e profissionais interessados no fazer cultural e na formatação de projetos, desmistificando as dificuldades de elaboração, formatação e inscrição em editais de cultura.
Os temas abordados durante a capacitação foram: Empreendedorismo Cultural: O que é empreendedorismo cultural? Mecanismos existentes para viabilizar um projeto. Noções básicas sobre diferenças entre gestão de projetos. Considerações ao elaborar projetos, principais erros de elaboração/formatação; Compreensão/interpretação sobre Editais: Leitura, compreensão e entendimento sobre editais de cultura, desmistificando a crença das dificuldades de inscrição e concorrência; Nomenclaturas comumente utilizadas em editais e seus significados. Principais pontos de atenção/observação ao ler um edital, enquadramento, critérios de avaliação, documentação, prazos, entre outros e Elaboração de Projetos: Passo a passo para a elaboração de um projeto cultural a partir de uma idéia; Rascunho conceitual da proposta. Apresentação, objetivos, justificativa, público-alvo, cronograma de execução, acessibilidade, sustentabilidade, plano de distribuição e comercialização, contrapartida social, planilha orçamentária, divulgação, prestação de contas, relatório artístico e financeiro do projeto, e a realização de um exercício que será comentado em encontro virtual a ser realizado semanas após a realização da oficina.
O Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Mateus Gorniak agradeceu a presença de todos os participantes e falou da importância da oficina para que todos possam fazer seus projetos de forma mais assertiva, “essa oficina será muito útil a todos nós para que possamos tornar o processo de inscrição dos próximos editais que serão lançados”, destacou
A Coordenadora de Cultura Maria Adriana Cordeiro da Cruz de Melo agradeceu a disponibilidade da atriz, produtora e gestora de projetos de Itapoá Sra. Geane Silva Saggioratto principalmente por ter pensado em Campo Alegre para a realização do seu projeto. “ficamos muito felizes por termos sido escolhidos um dos Municípios a receber a oficina, para nós que somos pequenos é muito importante essa contribuição e esse conhecimento, que será com toda certeza muito bem aplicado na produção dos projetos nos editais que serão lançados em breve”, agradeceu.
Rodrigo Munhoz
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre