CAMPO ALEGRE REALIZOU A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES. ETAPA PREPARATÓRIA PARA A 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES

A Prefeitura Municipal de Campo Alegre por meio do Conselho Municipal da Cidade realizou no último final de semana nos dias 21 e 22 de junho, a etapa de Municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

O evento foi realizado no Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson”, e nos dois dias contou com a presença de cerca de 190 participantes. A etapa Municipal de Campo Alegre seguiu o tema da 6ª Conferência Nacional das Cidades “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Após a fase local, haverá a estadual, prevista para ocorrer ainda em 2024. O processo será finalizado na conferência nacional, no próximo ano.

O evento teve inicio na noite da sexta-feira com a abertura oficial e leitura do regimento, foram discutidos e debatidos os 3 eixos que fazem parte do conteúdo e também serão temas na Conferência Nacional.

Eixo 1 – Articulação e planejamento das políticas públicas: Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, Habitação e regularização fundiária, Saneamento básico e Mobilidade urbana, apresentado pelos palestrantes Amanara Potykytã de Souza Dias Vieira e Marcelo Leão e debatidos em plenária com os convidados Miguel Ângelo Zanini Ortale, Thaynara Santos Svaldi e Hugo Binder.

Eixo 2 – Gestão estratégica e financiamento: Gestão interfederativa, cooperação e consórcios, Gestão das regiões metropolitanas, Controle social e gestão democrática das cidades, O Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e Financiamento da PNDU, apresentado pelos palestrantes Guilherme Krieger, Guilherme Callado e Tábata Yumi Fujioka e debatidos em plenária com os convidados Marcelo Streiter e Marcelo Leão.

Eixo 3 – Grandes temas transversais: Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas, Transformação digital e território, Segurança Pública e o Enfrentamento do Controle Armado dos Territórios Populares, apresentado pelos palestrantes Rubens Mühlbauer e 1º Sargento PM Saulo Rodrigo de Freitas.

Após a apresentação e debate dos eixos foram também realizadas as proposições para cada tema abordado, e no final do sábado debatidas em plenária geral para a construção das proposições finais a serem levadas para a Conferência de etapa Estadual, além da eleição dos delegados que irão representar Campo Alegre na etapa Estadual, onde foram eleitos Marcos José Flôr (Delegado titular), Thomas Ostermayer (Delegado suplente), Fabiano Monteiro Bicalho (Delegado titular) e Bruno Seefeld (Delegado suplente).

A comissão organizadora agradece a assessoria técnica da AMUNESC na realização da Conferência, e as empresas do Município que não mediram esforços em ajudar a construir e divulgar nosso evento, são elas: Assados Zatolli, Café Aromas da Serra, Casa do Lago, Casa Quintal Pizza, Chalés Phillips, Divina Pizza, Empório da Carne, Empório da Pizza, Ki Delícia Panificadora, La Buca Di Barolo, Lind’água, Lojas Bartsch, Lojas Certa, Montserrat Cervejaria, Nonno Gino, Pauli Pães e Doces, Resort Campo Alegre, Salubi Iogurtes, Sicoob, TX Pregos e Fixadores e Zaff Gastronomia.