ALUNAS DA EMEB MARIA JOSÉ VISITARAM MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL EM CURITIBA

Na última sexta-feira (28) algumas alunas da EMEB Maria José Duarte Silva Bernardes juntamente com as professoras Fernanda, Regiane, Coordenadora Andrielli e Diretora Pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais Josiane Valéria Fritzen Roell, realizaram uma visita ao Museu de História Natural Curitiba com o objetivo de enriquecer ainda mais seus conhecimentos para os projetos inscritos na MOFICA.

O primeiro projeto intitulado: “Investigação e levantamento de dados sobre a existência e criação racional de abelhas sem ferrão nativas do Município de Campo Alegre”, das alunas Isabella Larsen, Laysa Nogueira e Maiely Gonçalves de Lima. As alunas e as professoras Fernanda e Regiane, foram recebidas pelo professor pesquisador Cláudio que explicou a elas tudo sobre as abelhas sem ferrão, manejo, importância ecológica e aplicações biológicas, e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário além de entregar a elas um xarope e uma isca que é utilizado para atração das abelhas nas caixas de manejo.

Já o segundo projeto, intitulado: “O sapinho das montanhas do Quiriri”, conta com as alunas Aline Kruger, Evelin Steuernagel e Jeanely Stelzner. As alunas juntamente com a coordenadora Andrieli e a diretora Josiane foram recepcionadas pelo professor Júlio no laboratório de anfíbios onde mostrou a coleção de praticamente 30 mil espécies que estão acondicionados em vidros aguardando maiores estudos. Neste laboratório está o “Sapinho do Quiriri” objeto de estudo das alunas. O momento foi muito emocionante onde o professor Júlio tirou o “sapinho” do vidro e as alunas puderam conhecer “ao vivo” aquilo que apenas tinham contato nos livros e nas pesquisas científicas já realizadas. O professor tirou as dúvidas que as alunas trouxeram, indicou apoio ao projeto e se colocou à disposição para enriquecer e colaborar com o projeto com sugestões e dicas.

A Secretária Municipal de Educação Luciana de Fátima Alves Ferreira Rodrigues comenta que enquanto Secretaria de Educação está sendo dado todo o suporte para as alunas. “Ficamos muito contentes em poder colaborar para esses momentos de conhecimento fora do cotidiano de sala de aula, e que as alunas tenham maior possibilidade de aprendizado por meio da vivência, pois é uma jornada de crescimento e descoberta. Parabéns alunas continuem a trilhar esse caminho onde recebem conhecimento e transmitem a todos os que acompanham este lindo projeto“, finalizou.

Rodrigo Munhoz

Prefeitura Municipal de Campo Alegre