População deve se vacinar contra febre amarela

Os postos de saúde de Campo Alegre estão com vacinas da febre amarela disponíveis gratuitamente para a população.

Segundo o Ministério da Saúde o Brasil tem vivido o maior surto de febre amarela das últimas décadas. Tivemos em janeiro de 2019, a confirmação de um caso no estado vizinho do Paraná, o que sinaliza maior alerta para os municípios catarinenses.

Conforme a Secretária de Saúde de Campo Alegre, Carolina da Costa Telma, toda a população deverá ser vacinada, exceto gestantes, pessoas acima de 60 anos que só podem se vacinar com recomendação médica. Doadores de sangue devem suspender a doação por até 4 semanas. Quem estiver com doenças agudas e febre de moderada a grave, também deve aguardar. “Viajantes e caminhoneiros podem ser vacinados em qualquer unidade de saúde, porque se trata de uma campanha do ministério da saúde”, informou.

Carolina conta que em Campo Alegre não tem nenhum caso suspeito ou confirmado, porém é necessário que a população esteja devidamente protegida através da vacinação.

As vacinas no município são realizadas em todas as unidades de saúde.

Se for encontrado algum macaco morto ou doente comunique a Secretaria Municipal de Saúde, eles são as primeiras vitimas da febre amarela, eles não transmitem a doença, apenas adoecem e sinalizam a presença do vírus, não maltrate os macacos.

 

A vacina é a melhor forma de prevenir a doença.

 

Saiba mais sobre a Febre Amarela

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes.  A doença não é passada de pessoa a pessoa.  A pessoa apresenta os sintomas iniciais de três a seis dias após ter sido infectada. Geralmente quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. O Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida desde 2017, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em Áreas com Recomendação da Vacina contra febre amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar.

 

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre