Prefeito Rubens Blaszkowski participa de reunião com Governador de Santa Catarina

Associação presidida pelo prefeito de Campo Alegre busca apoio do Estado para  APA da Babitonga

Os prefeitos da região da Amunesc estiveram reunidos com o governador Eduardo Pinho Moreira, na tarde de ontem (10 de maio), na Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville (ADR) pedindo participação do governo de Santa Catarina no processo de criação da área de preservação da Baía da Babitonga.

Após ouvir as preocupações dos administradores municipais com a possibilidade do governo federal propor novamente uma unidade de conservação com regras mais restritivas, ou que a Justiça determine algo nesse sentido se não for apresentada alternativa, Pinho Moreira autorizou a contratação de mais estudos sobre a criação de uma APA na Babitonga, acompanhando também pedido de um grupo de trabalho formado em 2016 pelo próprio governo do Estado, na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.  “Estarei com o presidente Temer e levarei esse assunto”, finalizou Moreira.

 As deliberações de ontem também deverão servir de subsídio em ação sobre a Babitonga em andamento na Justiça Federal: será informado ao Judiciário o interesse do Estado em participar do caso, se a situação tenha aval da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Há mais de dez anos, na ação apresentada em 2007, a Amunesc conseguiu a suspensão da criação de reserva da fauna pretendida pelo governo federal por meio do ICMBio, o Instituto Chico Mendes. Mais adiante, o próprio governo federal passou a considerar a reserva como engavetada. No entanto, a ação continua em tramitação e analisa as possibilidades de proteção da Baía.

 

Colaboração Jefferson Saavedra e Sidneya Foss

Gabriel Engler

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre