Casa Antiga atrai turistas de todo o país e é referência em agroecologia na região
O desejo de trocar a agitação da vida na cidade pela tranquilidade do campo atrai centenas de pessoas para propriedades rurais em Campo Alegre. O turismo rural possibilita que famílias urbanas tenham a oportunidade de conhecer as atividades produtivas das fazendas e vivenciar o dia a dia do campo, além de conviver intensamente com a natureza. Entre os empreendimentos que estão há mais tempo na cidade e com mais experiência nesse segmento está a pousada Casa Antiga. A fazenda está localizada no interior do município, na região de Campinas, lugar rico em paisagens naturais.
E se engana quem pensa que o agro turismo só é procurado por quem mora em grandes centros urbanos. Para quem quer um pouco de sossego a atração funciona e é procurada até por moradores da própria localidade. Como se fosse uma casa de campo para os finais de semana.
Nas propriedades do interior, o dia de trabalho começa bem cedo e o canto do galo é que anuncia a hora de levantar da cama. Antes de o sol aparecer, a família que cuida da pousada já está preparada para levar os turistas para a primeira atividade do dia: tirar o leite das vacas. Na volta, um café da manhã tipicamente colonial, é servido para os visitantes. Além das delícias de um desjejum comum como pães, bolos, geleias, queijo, sucos e leite, o café da manhã ainda conta com ovos frescos que podem ser recolhidos pelos próprios hóspedes.
Depois do café da manhã os visitantes podem optar por cavalgar ou passear pelas trilhas em meio ao mato, ou ainda, em dias quentes tomar um bom banho de cachoeira, no belo rio que cruza a propriedade.
A família Pauli iniciou o projeto da hospedagem rural há 13 anos, quando buscou uma alternativa para a instabilidade da agricultura. Entre as opções estavam o gado leiteiro e o turismo rural. Tendo em vista o terreno acidentado, a família optou em abrir a pousada e desde então tem trabalhado muito para se aperfeiçoar no segmento e ofertar cada vez mais um melhor atendimento aos visitantes, colaborando muito para o desenvolvimento turístico da cidade.
"Somos hoje referência no setor e na oferta do agronegócio", conta uma das proprietárias, Cristian Pauli. “Desde 2006 a Epagri vem desenvolvendo trabalhos de Agroecologia na nossa fazenda, que se tornou referencia”, explica Cristina. “Vendemos os produtos orgânicos cultivados aqui e também servimos para os hóspedes, que têm a liberdade, inclusive, de colhê-los”, explica Cristina.
Não só as vantagens são únicas, mas o preço também é muito mais favorável que nos grandes hotéis, mesmo ofertando diferenciais competitivos quando se pensa em qualidade e descanso. “O preço varia conforme a quantidade de pessoas e o período de estadia”, reforça Cristina. “Estamos abrindo a opção de eventos também, com um espaço amplo e diferenciado”, conclui.
Além de todas essas características a fazenda abriga no máximo 36 pessoas. O que faz o ambiente ser familiar e privativo. Os quartos são aconchegantes, dentro de uma casa centenária que cria um ambiente de época, com um conforto necessário, incluindo um fogão a lenha para aquecer no inverno. Tudo para o cliente ter a realmente a sensação de estar em uma chácara antiga do município.
A Casa Antiga tem clientela de todas as localidades da região: São Bento do Sul, Corupá, Jaraguá do Sul, Curitiba e Joinville, além de pessoas de fora e de grupos do cicloturismo, uma vez que a propriedade é um dos pontos de parada dos ciclistas. “Nosso público é mais de famílias e grupos que buscam descanso e contato com a natureza”, diz Dona Maria. “Recebemos também pessoas que querem apenas passar o dias, sem pernoitar, para andarem de cavalo, almoçarem e passear pelo campo”, conta.
Como chegar
A Casa Antiga fica no interior de Campo Alegre, Santa Catarina. Na localidade de Campinas que tem acesso por Laranjeiras ou por São Miguel.
Contato
Rua Geral Campinas
Campo Alegre – SC
CEP 89.294-000
47 3632-8181
contato@casantiga.com.br
Site: http://www.casantiga.com.br/
Dicas
Levar calças compridas para os passeios e botas ou tênis para as trilhas. Repelente também é necessário, principalmente para as pessoas que não estão acostumadas com a noite em lugares de mata. Chapéu para os dias de sol são indispensáveis e roupas de banho para quem quiser entrar na cachoeira nos dias mais quentes.