Seja uma família acolhedora

Interessados em acolher devem procurar o serviço junto à Casa da Cidadania de Campo Alegre

Amor, afeto, carinho, cuidado, solidariedade e desejo de um mundo melhor. Essas são algumas das razões que levam uma família a abrir a porta de suas casas e seu coração para abrigar temporariamente crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, negligência ou em situação de vulnerabilidade social. É através do programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Saúde e Desenvolvimento Social de Campo Alegre, que crianças e adolescentes com este histórico têm a oportunidade de conviver em família.
O programa consiste em acolher em casas de famílias credenciadas crianças e adolescentes de 0 a 18 anos. O atendimento inclui acompanhamento psicológico e assistência social às famílias de origem e biológica. Atualmente, 6 crianças e adolescentes estão acolhidas temporariamente em famílias de Campo Alegre. Segundo a coordenadora do programa, a Assistente Social, Wanderleia Furtado, as pessoas dispostas a acolher devem deixar seus nomes cadastrados com ela, na Casa da Cidadania. 

 

O serviço de acolhimento no programa Família Acolhedora atua no município de Campo Alegre, desde 2007.

 

Quem pode ser acolhedor?


Os interessados em integrar o programa precisam ter disponibilidade de tempo e afeto para cuidar da criança, idade entre 24 e 65 anos, boa saúde e zelar pela saúde da criança, garantir a frequência em escola. Além disso, é preciso que o interessado não esteja respondendo a inquérito policial ou envolvido em processo judicial, não tenha problemas psiquiátricos, alcoolismo ou vício em drogas ilícitas e ter residência fixa no município.

 


Como participar do programa?


Quem tiver interesse em participar do programa tem que ir até a Assistência Social, na Casa da Cidadania, em Campo Alegre, na rua Jorge Lacerda, numero 86. O cadastro é feito nas terças e quartas-feiras, com os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência.