Reunião Aconteceu em Campo Alegre

Projeto turístico regional foi debatido esta semana no município
A Instância de Governança da Região Turística Caminho dos Príncipes esteve reunida em Campo Alegre, na tarde de quarta-feira, dia 09. A entidade representa 15 Municípios do Norte Catarinense e é Responsável pelas Articulações para o Desenvolvimento do Turismo Regional. Dentre os principais assuntos da pauta estavam a Realização do Estudo de Viabilidade do Trem Turístico, com Parcerias da AMVALE e AMUNESC, e as ações de Promoção/Divulgação da Região Turística.
Diversos municípios estiveram presentes com seus representantes. Outros assuntos também foram colocados como o portal de entrada à Santa Catarina, em Garuva, e o marketing do turismo nas regiões, para que sejam projetados para fora do país, utilizando das grandes feiras que existem em Joinville e outras cidades. O secretário de turismo, cultura, esporte e lazer, Ernesto Larsen, frisou a importância de ligar o Caminho dos Príncipes à Estrada Imperial, focando não só Joinville, mas todas as cidades.

Governança Regional

A Instância de Governança Regional é uma organização com a participação do poder público e dos atores privados dos municípios componentes das regiões turísticas, com o papel de coordenar o Programa em âmbito regional.

Santa Catarina priorizou o processo de institucionalização de Instâncias de Governança Regional em todas as suas regiões turísticas. O modelo de instância de Governança do Caminho dos príncipes foi instituído no formato de Fórum Regional de Turismo.

Os destinos Indutores do desenvolvimento do turismo regional deverão ser aqueles que possuem infra-estrutura básicas e turísticas e atrativos qualificados que se caracterizam como núcleo receptor/distribuidor de fluxos turísticos, ou seja, são capazes de atrair e distribuir grande número de turistas para seu entorno e dinamizar a economia do seu território e dos demais municípios localizados a um raio de cem quilômetros. Para tanto, Joinville é o destino indutor do Caminho dos Príncipes sendo que seus atores locais têm a responsabilidade de protagonizar o desenvolvimento do turismo na região na qual fazem parte. O caminho dos príncipes é composto pelos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, São Francisco do Sul, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.