Capacitação traz maior oportunidade de conhecimento

Nem todas as pessoas sabem dos seus direitos, mas podem ter acesso à Assistência Social

Durante todo o dia 09, quarta-feira, trabalhadores do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, funcionários da Assistência Social e Conselheiros Municipais da Assistência Social, estiveram recebendo capacitação cujo tema foi a importância e o dever dos conselheiros, além de discutirem o poder do conselho de deliberar recursos e como ser utilizado. Para isso o grupo contou com a presença da mestranda em Serviço Social, Carla Borges, da cidade de Criciúma. “Tivemos essa assessoria da Carla nas questões da importância de se ter formada as equipes de referência do CRAS, de média e de alta complexidade”, conta a Assistente Social Elizete. Mais do que nunca ficou claro para todos os participantes de que o Município perde recursos se não aderir ao comando único da Assistência Social. Trocando em miúdos: uma Secretaria de Assistência Social.

Elizete recorda que o Serviço de Assistência Social não é direcionado somente para os pobres. “A pessoa pode até ter dinheiro, mas se está sofrendo agressões físicas ou psicológicas dentro de casa aí se identifica uma vulnerabilidade, e essa pessoa tem direito à Assistência Social”, explicou a palestrante. Para a Assistente Social do CRAS, foi muito importante esta capacitação, pois reforçou que a Assistência Social articula a política pública, faz com que as pessoas conheçam os direitos que tem. A Assistente Social, Wanderléia Furtado, reforça que esse encontro foi uma oportunidade de esclarecimentos quanto aos níveis de proteção existentes no SUAS. “Como Assistente Social da Família Acolhedora e do Serviço de Acolhimento de alta complexidade, agradeço o convite e oportunidade de fazer parte desta capacitação”, conclui.