CONVITE – OFICINA COMUNITÁRIA DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO ALTO RIO TURVO

O Município de Campo Alegre por meio da Secretaria Municipal de Saneamento Ambiental convida a todos para participarem da Oficina Comunitária de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA do Alto Rio Turvo.

A APA do Alto Rio Turvo foi criada pela Lei Municipal 2.347 de 18 de agosto de 1998, tendo como área o limite entre o sul do perímetro urbano de Campo Alegre e as divisas dos municípios de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul. Conforme Art. 27 da Lei Federal 9.985 de 18 de julho de 2000, as unidades de conservação devem dispor de um Plano de Manejo, o qual, de acordo com a mesma lei, consiste em documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

A seguir são listadas as atividades previstas para a oficina comunitária:

• Apresentação dos objetivos da Oficina de Planejamento;
  • Apresentação sobre a lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC – abordando os grupos e as categorias de manejo com foco na APA e seus objetivos;
  •  Apresentação sobre o processo de planejamento, abordando a metodologia e plano de trabalho para elaboração do Plano de Manejo da APA do Alto Rio Turvo;
  • Apresentação das principais características e problemas sobre a APA do Alto Rio Turvo;
  • Discussões para coleta de subsídios que orientem a abordagem técnica do diagnóstico e auxiliem a identificação do potencial de cooperação incentivando o comprometimento dos diversos atores sociais envolvidos;
  • Elaborar e definir a Visão de Futuro da comunidade através de metodologia participativa.

Dia: 03/07/2023.

Horário: 14h.

Local: Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson”, Av. Dr. Getúlio Vargas, 606, centro, Campo Alegre.