PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE, REALIZA COLETA DE MATERIAL PARA EXAMES DE LABORATORIO NA UNIDADE DE SAÚDE DE BATEIAS DE CIMA

A Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde iniciou projeto piloto em que faz a coleta de material para exames laboratoriais na Unidade de Saúde de Bateias de Cima. O serviço é oferecido aos usuários do SUS.

Os exames laboratoriais, além de colaborar com o diagnóstico, também desenvolve um papel muito importante na medicina preventiva. Diversas doenças podem ser prevenidas com a realização desses exames, além de servir para monitorar doenças crônicas.

Conforme a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel, essa iniciativa busca garantir o direito de acesso dos pacientes a serviços de saúde de qualidade. Com isso agilizamos o tratamento, evitando que os pacientes atendidos naquela unidade de saúde precisem se deslocar até o centro da cidade. “Após conversa com a Prefeita Alice e o vice-Prefeito Matheus decidiu-se iniciar o projeto na Unidade de Saúde de Bateias de Cima, que atende 1.875 pessoas em 15 comunidades, pois é naquela área se concentram os usuários que moram mais longe do centro da cidade. Um grande número de pessoas necessita percorrer aproximadamente 44 km para chegar ao centro, e agora estão sendo assistidos na sua unidade de referência. É importante destacar que somente são coletados exames SUS, e que há alguns tipos que somente podem ser coletados nos laboratórios no centro, pois tem outras técnicas de manuseio e acondicionamento. Crianças que precisem coletar amostras de sangue, também continuam sendo atendidas no centro ” explicou.

A Secretária destaca também, que ainda nas próximas semanas iniciará o serviço nas Unidades de Saúde de Fragosos e Bateias de Baixo. Atualmente a agenda para exames é de 02 à 06 dias de espera, pois a quem escolhe o laboratório é o paciente.

A coleta na unidade de saúde de Bateias de Cima e a ampliação do serviço para as demais unidades, e a redução do tempo de espera entre a solicitação médica e a data do exame, é possível por que a administração aumentou os valores contratados de exames de laboratório, cujos investimentos de janeiro a abril representaram R$ 161.488,00.

Com esse serviço avançamos ainda mais na área da saúde, fortalecendo o vínculo com as comunidades e expandindo os serviços que chegam até a população de forma humanizada.