7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPO ALEGRE

A Prefeitura de Campo Alegre por meio da Secretaria de Saúde reuniu na última sexta-feira (10) no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, 60 pessoas, representantes da sociedade civil e do poder público Municipal, onde realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde.

A 7ª Conferencia Municipal de Saúde deste ano teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a qual possui caráter deliberativo e propositivo, e visa subsidiar a implementação de políticas públicas efetivas e humanizadas em Saúde no Município, Estado e União. Vale ressaltar que as conferências de Saúde são marcos histórico em nosso País e foram palcos de muitas lutas e conquistas.

As conferências são realizadas a cada quatro anos e são desenvolvidas, na sua grande maioria, em três etapas, sendo elas: Municipal, Estadual e Nacional. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas que contribuam com as políticas de saúde.

Logo na abertura do evento em sua fala a Secretária de Saúde, Rosana Emília Greipel reforçou a importância de se discutir a sobre as políticas de saúde pública. “A Conferência Municipal de Saúde foi preparada com muita dedicação por toda a equipe da Secretaria de Saúde. Esse momento é importante para que governo e sociedade possam debater e deliberar sobre as questões de saúde pública juntos, e assim oferecer serviços com mais excelência a toda população”, frisou.

O evento iniciou com a apresentação dos dados da Saúde de Campo Alegre que foi realizada pela Secretária de Saúde e logo após seguiu com a palestra da Secretária Executiva do CISNORDESTE/SC Sra. Ana Maria Groff Jansen com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

Após o momento inicial, os participantes foram divididos em quatro grupos temáticos onde discutiram os eixos relacionados à conferência:

EIXO I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

EIXO II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

EIXO III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

EIXO IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Na plenária final, foram selecionados quatro delegados que irão apresentar as sugestões, propostas e melhorias, representando o nosso Município na Conferência Estadual, que acontecerá no mês de maio em Santa Catarina.