TEATRO SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE AS DROGAS

A Secretaria de Saúde de Campo Alegre por meio do grupo de medidas de prevenção e combate as drogas realizou nos dias 3, 4 e 5 de outubro no Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson” apresentação de uma peça teatral para os alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos das escolas Maria José Duarte Silva Bernardes, Paulo Fuckner, Jerônimo Francisco Coelho Pacheco e Argemiro Gonçalves onde aproximadamente 700 alunos participaram.

O tema abordado pelo grupo de teatro Arlequim foi à prevenção e combate as Drogas lícitas e ilícitas. O texto foi elaborado pelo grupo de teatro com a proposta de abordar de uma forma leve e até com um tom de humor esse assunto que tem uma grande importância e precisa ser abordado cada vez mais com os adolescentes e jovens.

A idéia de realizar a abordagem com esse público surgiu ainda nos encontros do grupo de medidas preventivas depois de detectada a necessidade pela ampla procura pelos serviços de ajuda de usuários e dependentes químicos e familiaresno serviço de saúde do Município.

A Secretária de Saúde de Campo Alegre acompanhou os três dias das apresentações e frisou a importância de se falar sobre esse assunto que vem destruindo tantas famílias e lares, “quando uma pessoa da casa adoece toda a família adoece, então precisamos buscar meios de não deixar isso acontecer e a prevenção é a ação mais importante nesses casos,” finalizou.

 

Depoimento cheio de emoção

 

Um dos pontos fortes do último dia de apresentações foi nesta quarta-feira ao onde os presentes foram surpreendidos com o depoimento do jovem de Rio Negrinho trazido pelo grupo de teatro que contou um pouco da sua vida. Jean Marcos Tandler Carvalho contou que fazia o uso de muita bebida alcoólica que é uma droga lícita e causa dependência, além de ter feito uso, segundo ele, de todas as drogas ilícitas existentes. No ano de 2011 após sair de uma balada alcoolizado sofreu um grave acidente de moto. Jean ficou tetraplégico. Muito emocionado o jovem falou aos presentes, mostrando a sua realidade que hoje é em uma cadeira de rodas, e disse que se tivesse ouvido 10% dos conselhos de sua mãe enquanto era adolescente talvez seu destino tivesse sido outro, com isso reforçou a importância dos laços entre pais e filhos. Terminou convidando todos os presentes a valorizar a vida.

 

Rodrigo Munhoz

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre