ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL DA SERRARIA DO SALTO

Foi assinada na manhã desta quinta-feira (15) a ordem de serviço que dará início à obra de construção do Memorial da Serraria do Salto. A assinatura ocorreu no gabinete da Prefeita Alice Grosskopf e contou com a presença da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Sandra Regina Lepeck, do Chefe do Serviço de Planejamento Urbanístico e Habitação, Bruno Seefeld, e do Sr. Sergio Zancanaro, representante da empresa Dimense Engenharia e Construtora Ltda, de Brusque, a qual será responsável pela execução dos serviços.

A Prefeita destacou que essa obra vai realizar um resgate histórico e incluir o material da antiga serraria que estará disponível para o conhecimento dos visitantes. “Essa praça vai valorizar a história econômica da nossa cidade e incrementar o atrativo turístico numa região que também é contemplada pela beleza natural da cachoeira do Salto do Engenho”, disse Alice.

A empresa responsável pela execução da obra, terá cerca de 3 meses de prazo para o término dos trabalhos. A obra terá um custo total no valor de R$ 349.955,46 (trezentos e quarenta e nove mil, novecentos e cinqüenta e cinco reais e quarenta e seis centavos), custeados com recursos próprios.

A Praça

A Praça do Memorial da Serraria do Salto é uma ação que valoriza a recordação da antiga fábrica de corte de madeiras que funcionava no interior do Município. Esse empreendimento ficava na Estrada Geral do Salto, na localidade do Salto.

Na década de 30 funcionava nesta região uma pequena serraria pertencente ao senhor Adolfo Herbst.  A madeira beneficiada neste ponto era levada de carroça até a estação férrea, da localidade de Rio Vermelho, para ser destinadas às fábricas. A antiga serraria virou um referencial da economia de Campo Alegre. O empreendimento também pertenceu, nos últimos anos, à família Brüske.

A proposta do Município era transformar o antigo galpão em um museu. Porém, a estrutura foi danificada por um temporal ocorrido em 2016. Para não perder o valor histórico, a proposta apresentada foi fazer um memorial com as madeiras e materiais usados pela serraria. Esse monumento vai ser erguido no mesmo ponto onde estavam os maquinários. A área, de 300 metros quadrados, também será revitalizada para convívio de lazer e integração.

O projeto também evidencia o resgate histórico e cultural, com a proposta de colocar placas que contam a história da serraria e sua importância na economia de Campo Alegre, visto que o Município era referência no beneficiamento da madeira. O local vai contar com peças reaproveitadas da antiga serraria para serem utilizadas nos bancos, na reprodução da roda d’água da serraria, exposições e paisagismo.  A proposta projetada cria uma espécie de museu ao ar livre. O local também vai ter área de descanso e contemplação, rampa de acessibilidade e bicicletário.

Prefeitura Municipal de Campo Alegre