CORRIDA DE ORIENTAÇÃO – ATLETAS VOLTAM A COMPETIR EM CAMPO ALEGRE

Campo Alegre foi palco da VI Copa Sul de Orientação 2022 – Etapa BRASIL 200 Anos da Independência. Durante os dias 9 a 11 de setembro onde aproximadamente 300 atletas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul além de outros Estados Brasileiros estiveram competindo no Município.

O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Orientação – CBO,  e a Federação Catarinense de Orientação – ORIESC e o organizado pelo Clube de Orientação de Joinville – COVILLE com o apoio do Município de Campo Alegre por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, no centro da cidade na sexta-feira e na localidade de Laranjeiras no sábado e domingo.

No percurso, é necessário passar por determinados pontos no terreno, os postos de controle, descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. Os competidores podem utilizar bússola. O esporte surgiu na Suécia e foi trazido para o Brasil por militares.

A competição é realizada mais uma vez em Campo Alegre, cuja área da prova em tem predominância de floresta de araucárias, com trechos de mata nativa, outros de plantações e campos com vegetação rasteira, entrecortados por poucas trilhas e pequenos riachos e lagos. Em 2006, Campo Alegre sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. As belas paisagens, aliadas ao espírito acolhedor da comunidade, conquistaram atletas de todo o país e até do exterior.

Durante a cerimônia de abertura e premiação realizada na sexta-feira (09), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf agradeceu a toda a organização pela escolha de Campo Alegre para sediar um evento desta importância, “estamos muito lisonjeados por mais uma vez poder receber todos esses atletas que vem de muitos cantos do nosso Brasil aqui em nossa cidade, sintam-se em casa e voltem sempre que quiserem, Campo Alegre é de vocês”, finalizou.

Rodrigo Munhoz