PROJETO DESENVOLVENDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Tendo em vista a necessidade do cuidado com o Meio Ambiente, os alunos Crislaine Fuckner, Gabrieli Maria Derinievicz e Ângelo Brunello de Souza Freitas orientados pelos Professore, Adriana Aparecida Ribeiro Levandoski de Artes, Thiago Alex Dreveck de Iniciação Científica e Tais Odia Uhlig de Matemática da EEB Argemiro Gonçalves iniciaram um projeto com a reutilização de materiais com a Comunidade Escolar e toda a Comunidade do Distrito de Bateias de Baixo em Campo Alegre.

Conforme os estudos que os alunos realizaram, grande parte da população não recicla ou não adota atitudes sustentáveis para a preservação do Meio Ambiente. E, por conta do consumo desenfreado das pessoas e descarte de materiais que podem ser reaproveitados, torna-se cada vez mais necessário disseminar idéias de práticas diárias a serem adotadas por todos em prol do meio.

Entendendo que as atitudes sustentáveis podem ser tomadas desde a idade escolar até a vida adulta os estudantes estão desenvolvendo pensamentos relacionados além de estudos, sobre o tema, aprendem técnicas de reutilização de sacolas plásticas, nas oficinas oferecidas na EEB Argemiro Gonçalves, em parceria com a CMEI Chapeuzinho Vermelho também do Distrito de Bateias de Baixo que arrecada as sacolas plásticas para produção de materiais pedagógicos a serem utilizados pela Educação Infantil, as técnicas aprendidas são repassadas por eles, ensinando para outros grupos.

O projeto visa reutilizar sacolas plásticas para confeccionar outros objetos, assim transformando-a de agente poluente a matéria-prima na confecção de novas peças.

Na primeira etapa do projeto já foram arrecadadas 1.200 sacolas que retornaram transformadas em um lindo tapete que foi entregue pelos autores do projeto para as crianças do CMEI na Semana da Educação Infantil.

Os alunos acreditam na conscientização das pessoas através da retirada das sacolas plásticas de circulação e que reutilizando esse material acabam com o seu potencial poluidor, onde todos têm condições de contribuir com arrecadação do material em prol do projeto e assim ajudando a preservar o Meio Ambiente.

Para estimular a comunidade escolar e a comunidade de Bateias de Baixo os alunos já repassaram a técnica aos professores do CMEI e para outros alunos da Escola do Campo, para que mais pessoas adotem pequenas atitudes diárias em prol de uma grande ação sustentável.