COPA SUL DE ORIENTAÇÃO 2022 – ETAPA BRASIL 200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA

A Confederação Brasileira de Orientação – CBO, a Federação Catarinense de Orientação – ORIESC e o organizador Clube de Orientação de Joinville – COVILLE com o apoio do Município de Campo Alegre por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, irão realizar a VI Copa Sul de Orientação 2022 – Etapa BRASIL 200 Anos da Independência. O evento será realizado de 8 a 11 de setembro de 2022 em Campo Alegre.

Na corrida de orientação, o atleta precisa percorrer uma determinada distância, em terreno variado e desconhecido. No percurso, é necessário passar por determinados pontos no terreno, os postos de controle, descritos em um mapa distribuído a cada concorrente. Os competidores podem utilizar bússola. O esporte surgiu na Suécia e foi trazido para o Brasil por militares.

A competição é realizada mais uma vez em Campo Alegre, cuja área da prova em tem predominância de floresta de araucárias, com trechos de mata nativa, outros de plantações e campos com vegetação rasteira, entrecortados por poucas trilhas e pequenos riachos e lagos. Em 2006, Campo Alegre sediou uma etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. As belas paisagens, aliadas ao espírito acolhedor da comunidade, conquistaram atletas de todo o país e até do exterior.

A Prefeita Alice Bayerl Grosskopf destacou que eventos como o Campeonato de Orientação revertem-se em importante mecanismo de desenvolvimento do turismo na cidade. “É gratificante observar que as pessoas retornam ao nosso município, pois é sinal de que foram bem recebidos e que gostaram da nossa cidade“, enfatizou.

Informações e regulamento estão disponíveis pelo site www.oriesc.org.br .