ENFERMEIROS, TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E AUXILIARES DE ENFERMAGEM SERÃO VALORIZADOS

Na tarde desta segunda-feira (15), a Prefeita Alice Bayerl Grosskopf assinou e protocolou na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar 13/2022. A proposta, se aprovada pelos parlamentares, será de grande valia para os servidores que atuam nos cargos de Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem.

O projeto do Executivo baseia-se na Lei nº 14.434, de 4 de agosto de 2022, que alterou a “Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, para instituir o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira”. Através da citada norma foi instituído através do Artigo 15-C o piso nacional dos enfermeiros, na ordem de R$ 4.750,00 (quatro mil setecentos e cinqüenta reais), e 70% deste valor para o Técnico de Enfermagem, e 50% para o Auxiliar de Enfermagem e para a parteira.

Ainda que o Governo Federal não tenha instituído as fontes de custeio, e repasses financeiros para pagar estes valores, a Administração Municipal entende que deve valorizar esta classe, que durante toda a Pandemia do COVID 19 esteve na linha de frente do enfrentamento da doença.

De acordo com a Prefeita Alice, a valorização dos servidores públicos Municipais é uma das bandeiras da sua gestão, e ressalta que Campo Alegre foi o primeiro Município da região a instituir o piso nacional do magistério aos professores da rede pública, assim como também dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e que também está colocando em dia as progressões dos servidores, onde já foram pagos mais de R$ 600.000,00 em progressões atrasadas. ”Estou enviando esse projeto para Câmara e conto com aprovação dos vereadores, pois a enfermagem é a equipe que interage com todas as áreas dentro da saúde do Município, tendo papel importante na melhoria contínua da qualidade do atendimento aos pacientes e do desempenho da organização” destacou a Prefeita.

A cidade de Campo Alegre novamente é pioneira na região, sendo o primeiro  Município a propor e instituir o piso aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem, valorizando uma classe que é de vital importância para o atendimento a Saúde Pública do Município.