ORQUESTRA NA CIDADE

O Espaço Cultural “Sirley Maria Neumann Johanson” em Campo Alegre recebeu na noite desta terça-feira (14) uma apresentação da Orquestra de Câmara de São Bento do Sul. O espetáculo gratuito faz parte do projeto “Orquestra na Cidade”, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com apoio das empresas Artefama, Oxford, Planefibra e patrocínio da empresa Condor. Uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo “Pátria Amada Brasil” – Governo Federal.

Durante a abertura do evento a Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer Sandra Regina Lepeck agradeceu a Orquestra que é ligada à Escola de Música Donaldo Ritzmann da nossa cidade vizinha São Bento do Sul. “Estamos muito honrados e felizes em receber aqui esta apresentação, tenho certeza que será uma noite única e de muita emoção, Campo Alegre merece”,finalizou a Secretária.

A belíssima apresentação encantou o público que mesmo em uma noite fria compareceu para a apresentação que contou com 27 músicos em um espetáculo de aproximadamente 1h30 de realização.

De acordo com o Coordenador de Cultura Juliano Ferreira o desenvolvimento da cultura acontece com momentos como esse, que a Escola Donaldo Ritzmann com esse projeto Orquestra na Cidade nos proporcionou, “agradecemos demais por terem lembrado e incluído nossa Campo Alegre no roteiro para receber esse espetáculo aqui de forma gratuita”, destacou.

Orquestra São Bento do Sul

A paixão pela música faz da Orquestra São Bento do Sul uma das mais antigas em atividade ininterrupta do Sul do Brasil. Dedicada ao desafio constante de manter cada vez mais viva a música, a Orquestra é ligada à Escola de Música Donaldo Ritzmann. Iniciou suas atividades em 05 de março de 1955, com o nome de Orquestra Juvenil da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento. Em 16/06/1955 realizou sua 1ª apresentação sob a batuta do maestro e professor Edy Gloz. A denominação de Orquestra de Câmara São Bento do Sul foi adotada em 1997. Em meio século de existência, Já realizou mais de 500 concertos e participações em eventos diversos tocando música clássica, clássico-ligeira, hinos, música religiosa e de compositores brasileiros. Outra peculiaridade é o fato de que 90% dos músicos são do próprio município, todos alunos, ex-alunos ou professores da Escola de Música Donaldo Ritzmann. Os Professores que integram a Orquestra também foram todos formados pela escola são-bentense.

Rodrigo Munhoz