PROJETO MELHOR JUNTOS

Há muito tempo os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Paulo Fuckner têm tentado tirar do papel o projeto de revitalização do espaço adjacente a escola para que este seja melhor utilizado. Sendo assim organizaram um projeto que visará envolver o corpo docente, comunidade, alunos e pais e assim reorganizar um espaço escolar, sendo esse o pomar na lateral da escola.  Objetiva-se criar um ambiente de leitura, tranquilidade, estudos ao ar livre e produção de hortaliças saudáveis para consumo dos alunos, na merenda escolar.

As professoras responsáveis pelo projeto são Sonia Bernado, Suelen Milczevski e Joceline Linzmeyer, das disciplinas de Língua Inglesa, Matemática e Arte. Para que haja melhores resultados, as professoras envolvidas trabalharão nas suas disciplinas os assuntos relacionados aos temas em questão, que serão: qualidade de vida, área de incentivo à leitura, produção de verduras, jardinagem, área e perímetro, formas geométricas, razão áurea, e demais conteúdos que envolvem as disciplinas.

Estratégia de Ensino-aprendizagem

A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável. O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes. Ao montar uma horta na escola e espaço de leitura, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar os mais variados temas e aproveitar o ambiente para leitura.

Os professores irão usar a interdisciplinaridade para desenvolver este projeto sobre alimentação saudável com os alunos, que terão a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na merenda escolar, o que os auxiliará na promoção da saúde, conhecer o vocabulário relacionado ao tema na língua inglesa, na área de matemática serão trabalhado as formas dos alimentos cultivados,  coleta de dados referente ao tempo de cultivo, floração e frutificação e apresentar dados em gráficos ou tabelas, medidas de canteiros, e aplicar a razão áurea para determinar  formas e posições dos canteiros. Na área de Arte e Língua Inglesa serão trabalhados a produção de placas de boas-vindas, placas com os nomes dos vegetais, flores e cantinho dos chás, formas e cores, bem como a ambientação do local, na língua portuguesa e inglesa. E se tudo der certo todos os professores e alunos terão um lugar a mais de estudos.

Será discutido o tema sustentabilidade e os meios de trabalhar ativamente o senso crítico, tomadas de decisões e a prática.

Para a construção da horta, os professores pretendem ter a participação de todos os alunos. Pode ser dividida a responsabilidade de plantio de cada espécie plantada por turma. Os professores e os alunos discutirão os meios de aquisição das mudas ou sementes.

Para a adubação dos canteiros, pode-se utilizar o adubo natural, como a coleta de pó de café usado, cascas e polpas de frutas, esterco, palhas e galhos, que, ao apodrecerem, formarão o adubo orgânico.

Pretende-se buscar parcerias com empresas e pessoas que desejarem apadrinhar os alunos.

Todo o processo do projeto já está em andamento, todos os assuntos foram discutidos em sala de aula e em atividades extraclasse. Os alunos estão empolgados e a direção e coordenação da escola estão apoiando, já foram tiradas as medidas e orçamento de materiais para a construção de um canteiro.

Meio Ambiente

No dia 7 de junho o Engenheiro Agrônomo Gilson Omar Brunnquell e a Engenheira Sanitarista Laís Tommasi Marcon, a convite das professoras Sonia, Suelen e Joceline, realizaram uma palestra sobre meio ambiente, sustentabilidade e levaram informações sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, ressaltando o quanto é importante as comunidades estarem bem informadas e participarem ativamente de todo o processo. A palestra foi assistida pelos alunos do 5º 2, 6º, 7º, 8º e 9º, professores e direção.

A participação dos engenheiros foi agendada para marcar o mês do Meio Ambiente.

Os alunos do 9º ano aproveitaram a ocasião para convidar os engenheiros e a Diretora do Ensino Infantil Évilin Ferraz dos Santos Selke para apadrinhar o projeto.

Um Viva para o meio ambiente, sustentabilidade, alimentação saudável e a importância da leitura. A expectativa é que tudo corra bem e que mais apoiadores possam fazer parte do projeto.