MOBILIZAÇÃO PARA APRIMORAR AÇÕES DE PREVENÇÃO E COMBATE AO USO DE ENTORPECENTES

Na tarde desta quarta-feira (23), a equipe Secretaria de Saúde do Município reuniu-se com a Prefeita Municipal, representantes do CRAS, da Secretaria de Educação e representante da Delegacia Civil, quando a Secretária de Saúde Rosana Emília Greipel trouxe para o grupo a preocupação com o número crescente de jovens Campoalegrenses que estão buscando internação para tratamento do uso de entorpecentes.

O objetivo da reunião foi mobilizar os setores do Município e a sociedade para que em rede aprimore ações voltadas a prevenção para evitar e combater e uso de entorpecentes, bem como o acompanhamento na pós internação.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos duas pessoas por semana tem buscado apoio para internação e tratamento.

As internações eletivas, aquelas por meio da Secretaria Municipal de Saúde  tem sido rápidas, em média a espera é de no máximo 5 dias, e são ofertadas e custeadas pelo Sistema Único de Saúde o SUS, já os pacientes com um quadro mais grave e que por ventura necessitem de internação  hospitalar, são encaminhados inicialmente para o hospital São Luiz, se necessário a unidade hospitalar busca a transferência deste paciente na rede do SUS para tratamento/internação especializada. Nestes casos não se pode prever o tempo de espera por uma vaga, pois depende que os hospitais do estado tenham leitos disponíveis.

Após a internação a equipe da Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para o paciente acompanhamento psicológico e psiquiátrico, porém é necessário o acompanhamento familiar bem como a reinserção desse paciente no convívio social oportunizando a colocação no mercado de trabalho ou ambiente educacional, sendo esse também um dos motivos de reunir esse grupo técnico.  

Outra questão levantada pelos participantes é a importância de levar o assunto também para os pais, além de mobilizar a sociedade civil organizada, tais como as igrejas, pois a questão não é somente um problema de saúde pública.       

A prefeita Alice Bayerl Grosskopf agradeceu a mobilização do grupo e reafirmou seu compromisso de trabalhar pelo bem estar da população Campoalegrense,  “essa é uma das grandes preocupações do momento, e tenho certeza que iremos colher bons frutos deste encontro, me coloco a disposição mais uma vez para o que for necessário”,

 

Rodrigo Munhoz

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre