IBGE PREPARA REALIZAÇÃO DO CENSO 2022

Na última quinta-feira (02), representantes do IBGE fizeram uma apresentação em Campo Alegre sobre a organização e preparação ao Censo Demográfico, inicialmente previsto para o ano passado, mas suspenso devido à pandemia do coronavírus. Trata-se do mais completo levantamento feito no território nacional e está previsto para o próximo ano.

Conforme dados do instituto, cerca de 3.767 residências serão visitadas em Campo Alegre e 11 recenseadores serão contratados para atuar no município. A chefe da agência regional do IBGE em Joinville, Talita Schröder, destacou que o questionário básico terá 15 itens a serem respondidos pela população. No entanto, outro levantamento que ocorre em paralelo é mais completo e tem 75 itens. Este segundo questionário será respondido por apenas 10% dos entrevistados.

De acordo com Talita, após o Censo será possível saber a população exata da cidade, hoje estimada em cerca de 11.985 habitantes. E esse número é importante inclusive para destinação de recursos por parte de governos federal e estadual, que utilizam o número da população das cidades como balizador.

Os recenseadores vão utilizar uniforme e crachá, contendo um QR Code para caso a população queira saber se realmente é um contratado do IBGE, e as visitas devem ocorrer entre junho e agosto do próximo ano. Os recenseadores serão contratados por meio de um processo seletivo, mas ainda não está disponível o edital para quem quiser se candidatar. Os detalhes ainda serão divulgados pelo instituto.

Rodrigo Munhoz

Prefeitura Municipal de Campo Alegre