Prefeito de Campo Alegre Participa de Reunião com Governador do Estado

Aproximadamente 120 mil pessoas foram atingidas pelas cheias, em Campo Alegre mais de 60 famílias foram vítimas da enchente

Desde domingo pela manhã,  a situação na região Norte de Santa Catarina é catastrófica. Campo Alegre também foi atingida pelas cheias. O Distrito de Fragosos foi o mais afetado, com diversas famílias desabrigadas. Os bairros Cascatas, Vila Cedro, Lageado, Bateias de Baixo e Mutirão da Bela Vista também apresentaram casos de propriedades alagadas ou prejudicadas pelas cheias. Desmoronamentos também deixaram famílias em estado de risco no município. O prefeito municipal, Rubens Blaszkowski, visitou diversos pontos da região e decretou estado de Emergência do Município.

Nesta terça-feira, dia 10, o prefeito acompanhou o governador, Raimundo Colombo, que esteve, em Rio Negrinho, no Norte Catarinense, para tomar conhecimento da extensão dos danos provocados pelas chuvas do último fim de semana e que levaram a prefeitura de lá a decretar Estado de Calamidade Pública. Uma reunião foi realizada com os prefeitos de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. Colombo informou que o Governo está agindo com foco na ajuda humanitária neste primeiro momento, considerado prioridade pelo Estado. “Estamos avaliando e conhecendo a situação em cada município atingido, e vamos disponibilizar ajuda necessária para amenizar o impacto dos alagamentos”, disse.

“Estamos agora aguardando baixar o nível da água no Distrito de Fragosos para contabilizar o prejuízo em nosso município”, explicou o prefeito municipal, Rubens Blaszkowski. “Desde segunda-feira, 09, a assistência social do município está cadastrando as famílias para que possamos reconhecer as prioridades de cada um”, conta. “Agora, com o apoio da Defesa Civil do município, vamos trabalhar na limpeza e melhorias das regiões afetadas, buscando ainda que as ruas se mantenham trafegáveis e a àgua tratada”, finaliza. A prefeitura Municipal já mobilizou uma campanha para arrecadação de donativos e está distribuindo cestas básicas e água às famílias mais necessitadas. “Embora nosso município tenha sido atingido fortemente com as chuvas, as cidades vizinhas estão passando situações mais alarmantes, desta forma nos colocamos a disposição para a ajuda que for necessária”, conclui Blaszkowski.

O Governo liberou R$ 50 mil em óleo diesel para cada município atingido, o que equivale a 20 mil litros do combustível, para serem usados nas máquinas que irão auxiliar na remoção do lixo, do entulho e no transporte de alimentos e água. A outra etapa consiste na avaliação, com a documentação de todas as demandas, para que o Governo possa liberar os recursos que serão aplicados na reconstrução de pontes, vias públicas, estradas e na reurbanização das cidades.

A estimativa é que cerca de 120 mil pessoas tenham sido atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. Os municípios que tiveram maior impacto foram Porto União e Três Barras. São aproximadamente 20 mil pessoas atingidas e mais de 200 famílias desalojadas. Estão abertos 10 abrigos para atender as vítimas dessas cidades. Canoinhas tem cerca de dez mil pessoas afetadas. O município conta com três abrigos, que receberam 25 famílias. Já em Mafra são 15 mil pessoas atingidas e 120 famílias, que estão abrigados em quatro locais disponibilizados pela prefeitura.

Ainda na manhã de terça-feira, em visita a Santa Catarina, o Ministro da Integração Nacional, acompanhado do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil liberou R$ 3 milhões para o atendimento emergencial aos municípios. O Governador liberou mais R$ 2 milhões. “Ninguém vai ficar sem atendimento”, frisou Colombo.

O registro mais recente aponta 39 municípios afetados pelas chuvas, sendo que 21 cidades já decretaram Situação de Emergência e duas em Estado de Calamidade Pública. O número pode sofrer alterações.