PROJETO ERVA MATE ESTÁ EXPOSTO NO MUSEU BENTO SYLVIO MUNHOZ

Na manhã desta terça-feira (26), a Prefeita Alice Grosskopf participou do lançamento da exposição do Projeto Erva Mate que está sendo realizada no museu “Bento Sylvio Munhoz”.

O projeto foi desenvolvido pela professora de Turismo e Meio Ambiente Vanderléia Prussak Bialobok nos CMEIS. Maria da Gloria Pereira Kroll de Fragosos e Chapeuzinho Vermelho de Bateias de Baixo  e teve como objetivos de aprendizagem o resgate da cultura de tomar o chimarrão que faz parte de nossa história, valorizar a Erva Mate, que a erva mate que temos no município é nativa, explorar o tato, a visão e o olfato em apresentar a erva através do toque nas folhas da erva em seus processos de moagem, conhecer os seus benefícios para a saúde, despertar a curiosidade dos alunos e apresentar maneiras diferentes de utilizar a erva mate em receitas culinárias, produção de uma tinta com a erva mate, além de instigar os alunos a debater em grupo sobre as descobertas conhecidas por eles no projeto.

Em suas palavras durante a abertura da exposição à Prefeita Alice agradeceu a dedicação e a parceria entre os profissionais da educação e cultura na realização da exposição, “é isso que precisamos trabalhar juntos sempre, para o bem coletivo e a realização de projetos como esse que estamos vendo aqui, inclusive com a parceria público-privada tendo também como parceiro mais uma vez a cooperativa de erva mate de Campo Alegre”, destacou.

Na oportunidade a Prefeita junto com a professora responsável realizou o plantio de uma muda da árvore de erva mate no jardim do museu, para simbolizar a abertura do evento e deixar ali também um exemplar dessa espécie que contribui muito com a agricultura do Município.

A exposição contempla atividades realizadas pelos alunos e também fotos deles na execução em todas as etapas do projeto. Umas das partes mais curiosas é na culinária, onde foram feitos bolo e pão utilizando erva mate na receita.

O Coordenador de Cultura Juliano Ferreira destacou o resgate das tradições das rodas de chimarrão em família ou amigos, “como gostaríamos de poder estar compartilhando um bom chimarrão com a erva mate aqui da nossa Campo Alegre, mas devido a pandemia hoje não é possível, espero que em breve possamos nos reunir novamente e fazer isso aqui mesmo no museu, agradeço demais a professora Vanderléia e as diretoras Regiane e Aline pela confiança em expor os trabalhos aqui”, finalizou.

Horários de Atendimento

O Museu localizado no centro da cidade, ao lado da rodoviária, atende de terça a sábado das 10 às 12h e das 13 às 17h.