ESCUTA ESPECIALIZADA EM FOCO
Na tarde desta quinta-feira (02) o CMDCA realizou sua primeira reunião extraordinária deste ano, o assunto em pauta era o Serviço de Escuta Especializada, o qual atende crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Estavam presentes na reunião os integrantes do comitê de gestão colegiada da Rede de Proteção de Cuidado e Proteção Social de Crianças e Adolescentes. Entre os temas abordados na reunião estava a correção da resolução nº04 de 28 de julho de 2020, na qual devem estar inseridos todos os órgãos da rede de proteção, como Assistência Social, Saúde, Educação, APAE, Hospital São Luiz, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e CMDCA.
Outro tema abordado foi para que seja realizado um momento de orientação aos diretores, coordenadores e especialistas, das redes de ensino municipal e estadual de Campo Alegre, para melhor atender e orientar onde devem ser direcionadas as situações de suspeita de violência cometidas contra crianças e adolescentes.
A Escuta Especializada é prevista na Lei Federal nº13.431/2017, junto ao estatuto da criança e do adolescente em consonância à Comarca de São Bento do Sul, nas duas esferas da 2ª e 3ª varas.
Vale ressaltar que as formas de violência são tratadas junto ao estatuto da criança e do adolescente e podem ser denunciadas ao conselho tutelar, pelo disque 100 ou no serviço de escuta especializada na casa da cidadania do nosso município.
Rodrigo Munhoz
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre