EDUCAÇÃO RESGATA CANTIGAS DE RODA NA PANDEMIA
Mais do que uma simples atividade de entretenimento, a cantiga de roda tem um grande papel para o desenvolvimento cultural e intelectual do ser humano. Também conhecido como ciranda, esse gênero infantil tem caráter popular e sua principal característica é transmitir costumes e também estimular a desenvoltura das crianças.
O projeto criado pelas professoras Vanessa Hacke de Farias (Artes) e Bruna Kotovicz Heiden (Educação Física) do CMEI Chapeuzinho Vermelho de Bateias de Baixo, começou ainda enquanto os alunos ainda estavam recebendo aulas remotas devido a pandemia da COVID-19.
Com o retorno das aulas presenciais, depois de uma conversa entre as professoras, surgiu a grande idéia. Elas criaram bracinhos com mãos que pudessem ser higienizadas após o uso, evitando assim o contato direto entre as crianças, mas que permitissem a interação entre elas. Conforme a professora Vanessa, “trabalhamos com as crianças 8 cantigas utilizando instrumentos musicais com o objetivo principal de manter viva a cultura das cantigas de roda, e para o resultado foi maravilhoso” afirmou.
Para a professora Bruna, além de abordar a arte e o contexto histórico, é muito importante desenvolver o ritmo, equilíbrio, a lateralidade, a coordenação motora, tudo isso serviu para desenvolver ainda mais o aprendizado das crianças. “Foi muito gratificante, pois obedecendo aos protocolos da vigilância e saúde, conseguimos realizar esse projeto através dos bracinhos confeccionados por nós equipe do CMEI. As crianças e professores se divertiram bastante, confirmando o sucesso do retorno das aulas presenciais”.
O projeto estará em execução até o fim deste mês, com a colaboração das atendentes de sala, direção e todos os funcionários do CMEI.
O Projeto
Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar. As brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. O projeto Resgatando Cantigas de Roda tem como objetivo utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Objetivos específicos:
- Conhecer variadas cantigas de roda;
- Ampliar o repertório musical e rítmico;
- Desenvolver a expressão corporal, coordenação motora e equilíbrio;
- Escutar obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas da produção musical brasileira e de outras culturas;
- Ampliar o repertório de canções para desenvolver o conhecimento do patrimônio musical;
- Participar de jogos e brincadeiras que envolvem o ritmo, a dança e/ou a improvisação musical.
Metodologia: Em primeiro momento as cantigas de roda serão apresentadas para os alunos, pelas professoras de arte e educação física, em seguida os alunos vão brincar de roda de uma forma diferente, pois estamos passando pela pandemia onde precisamos manter o distanciamento social. As músicas cantadas serão: Ciranda cirandinha; Alecrim dourado; escravos de Jó; roda cotia; Meu Limão, Meu Limoeiro; Indiozinhos; Borboletinha; A barata diz que tem. No decorrer do projeto as professoras vão trabalhar de formas separadas voltando as cantigas para a sua disciplina, ou seja, trabalhando a música, o movimento, ilustrações, coordenação motora, equilíbrio, o coletivo e a socialização respeitando o distanciamento. O planejamento vai durar por duas semanas, mas o resgate das cantigas e os materiais utilizados serão realizados em diferentes momentos no decorrer do ano.
A faixa etária dos alunos que o projeto será aplicado é de 2 a 3 ano de idade, ou seja, alunos das turmas de maternal 1 e 2.
Materiais: Para que a roda fosse feita sem os alunos dar as mãos uns para os outros, as professoras fizeram braços com papel Kraft, em volta do papel enrolaram TNT colorido e por cima fita adesiva para que o material possa ser higienizado, nas duas pontas colocaram luvas cheias de feltro para que ficassem macias e maleáveis.
Cronograma
Início do projeto de cantigas com as duas disciplinas |
04 de agosto: Quatro aulas de 45 minutos, divididas em dois períodos |
Canções cantadas em sala |
05 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, divididas em dois períodos. |
Brincadeiras de roda realizadas com as duas disciplinas |
05 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Brincadeiras de roda realizadas com as duas disciplinas |
12 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Atividade manual relacionada as canções |
12 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Cantando com instrumento musical |
13 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Brincadeiras de roda realizadas com as duas disciplinas |
26 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Cantando com instrumento musical |
26 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Atividade manual relacionada as canções |
27 de agosto: Duas aulas de 45 minutos, dividas e dois períodos. |
Rodrigo Munhoz
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre