PREOCUPAÇÃO COM AVANÇO DA VARIANTE DELTA REFORÇA O CUMPRIMENTO DOS PROTOCOLOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, emitiu a Nota de Alerta nº 13/2021, sinalizando quanto aos 36 casos da variante Delta do Coronavírus registrados em 20 municípios do nosso estado. Com base nas evidências, a secretaria estadual alerta para o risco de propagação desta variante, e do aumento substancial nos casos da COVID-19, com sérios riscos de saturação do sistema de saúde.

Considerando o alerta, na tarde desta segunda-feira (16) a Secretária de Saúde de Campo Alegre, Rosana Emília Greipel, se reuniu com a equipe de Vigilância em Saúde para o repasse das informações, e tomada de decisões relativas às condutas que deverão ser adotadas pelo município. De imediato, pede-se para toda população que recebeu a primeira dose de vacina, que compareça também para a segunda dose, concluindo assim o esquema vacinal. “A população de Campo Alegre é exemplar, está respondendo de forma positiva quanto a segunda dose da vacina, e de modo geral Campo Alegre tem uns dos melhores resultados frente à vacinação contra a Covid-19 da região. Isso vem repercutindo de forma bastante satisfatória, pois os números mostram uma queda significativa de infectados. Esse é o caminho certo, estamos todos os dias fazendo os agendamentos e aplicando as vacinas, nossa equipe está engajada para a vacinação em massa, peço para todos que compareçam nos dias e horários agendados,” alertou.

Conforme a Chefe do Serviço de Vigilância e Saúde, Sirlone de Souza Carneiro, nos próximos dias as visitas no comércio e demais setores do município serão intensificadas. As campanhas de cuidado e prevenção com a COVID-19, bem como os protocolos já existentes também devem continuar.  “Vamos respeitar todos os protocolos existentes. Mesmo quem já tomou a vacina deve continuar se cuidando. Nossa comunidade precisa pensar na saúde de todos”, enfatizou.

Além de seguir todas as medidas de prevenção com uso da máscara, distanciamento, higienização, também é importante ficar atento e procurar o atendimento médico logo nos primeiros sintomas. Assim, com o tratamento iniciando o mais breve possível, as chances de recuperação sem complicações são maiores.

 

Nenhum caso em Campo Alegre

Até o momento, o município de Campo Alegre não registrou nenhum caso confirmado da variante.

 

Rodrigo Munhoz

Assessor de Comunicação Social

Prefeitura de Campo Alegre