100 dias de Governo
Prefeita Alice Grosskopf nos apresenta em uma entrevista um balanço das ações desenvolvidas pela administração nestes 100 primeiros dias do mandato.
Primeiramente nossa saudação à prefeita Alice Bayerl Grosskopf, primeira mulher na história política de Campo Alegre eleita para governar o município.
Alice: Olá, minha saudação a todos. Que bom estar aqui falando com todos vocês. Desde que entrei na vida política, isso há muitos anos, já fui vereadora, presidente da Câmara, vice-prefeita de 2009 até 2012, e ano passado, Deus me guiou junto com o povo de Campo Alegre para o desafio de ser a primeira prefeita da nossa cidade!
01 – Ao assumir a prefeitura lá em Janeiro, como foi? Quais foram os principais desafios?
Alice: Boa pergunta, eu vou usar uma analogia bem simples, se me permitir é claro!
Sabe quando você compra um carro usado? Então, na hora tudo é novo pra você, e é preciso conhecer cada detalhe dele, tanto da sua documentação passada, quanto da sua manutenção e funcionamento. E assim foi, por fora, a aparência estava muito bonita, mas por dentro, estamos sendo obrigados a fazer diversos ajustes, reformas e melhorias urgentes. É algo que certamente muitos novos prefeitos e prefeitas estão passando também.
Nestes 100 dias, estamos organizando as secretarias, arrumando estruturas, consertando e alinhando diversas situações, já se foram 04 meses. Esta passando muito rápido, mas vejo que logo logo, poderemos acelerar e chegar ao nosso destino.
A casa esta ficando em ordem, todo dia minha equipe de governo se dedica de forma incansável. É algo bonito de se ver, pessoas técnicas, comprometidas com o cidadão.
02 – O cenário de pandemia prejudicou alguns planos e ações da sua gestão?
Alice: Nossa. Todas as noites antes de dormir e bem cedinho, ao acordar eu rezo, peço a Deus que essa pandemia passe logo. Isso não afetou só o dia-dia das pessoas, mas também toda a máquina pública, estamos com quadro de servidores reduzidos, principalmente na Secretaria de Educação e Secretaria de obras, e isso, realmente dificulta muita coisa. Hoje por questões de lei, não é possível realizar concurso público, e olha nessa hora todos precisam literalmente, se virar nos 30 para garantir a continuidade dos serviços.
03 – Na questão saúde. Campo Alegre esta conseguindo manter os serviços de atendimento a população funcionando?
Alice: Sim, graças ao comprometimento de todos os profissionais da saúde, em especial aqueles que estão na linha de frente, estamos enfrentando a COVID e atendendo as demandas diárias do setor. Infelizmente, desde o começo da pandemia já contabilizamos a triste marca de 30 óbitos de COVID, e nos últimos 40 dias, vemos os casos de positivados só aumentando, contudo, estamos recebendo as doses de vacina do estado e aplicando em nossa população.
Até o ultimo sábado, foram vacinadas 2003 pessoas, estamos fazendo o pré-cadastro no site da prefeitura, os idosos que estão nos lendo agora, por favor, acessem www.campoalegre.sc.gov.br e cliquem em PRÉ-CADASTRO, é bem rápido e simples, estamos fazendo as aplicações através de agendamento e esta funcionando muito bem.
Saúde será sempre uma prioridade, hoje investimos mais de R$ 200 mil por mês no Hospital São Luis, e ainda, temos o compromisso de manter 4 postos de saúde do município com atendimento para a população.
Semana passada, fiquei muito feliz com a aprovação da câmara num projeto que elaboramos e que vai nos auxiliar na contratação de mais médicos, será uma grande conquista para a população!
04 – No setor de educação, como estão as aulas em Campo Alegre?
Alice: Chegamos num setor onde os desafios são grandes, Educação precisa de atenção constante. As aulas seguem normais do Pré ao 9°ano com turmas A e B semana em casa, semana na escola. Alunos e funcionários estão seguindo todos os protocolos e cuidados. Alguns profissionais e alunos da Educação se afastaram por conta do isolamento, eu espero que logo possam voltar. Estamos ainda retomando o projeto de AEE para atendermos alunos com necessidades especiais que há muito tempo está parado. Também vamos retomar o projeto “Saber mais” que é o reforço escolar para recuperar a aprendizagem dos nossos alunos.
Tenho um grande compromisso com os pais, alunos e professores, tanto para o aprendizado, quanto a saúde a valorização de todos. Estamos fazendo os levantamentos para a execução de um projeto de reforma tecnológica em todas as unidades educacionais, isso vai representar um grande avanço a curto e longo prazo.
05 – Vamos falar de obras. Quais ações podemos destacar desse setor?
Alice: No campo de obras, estou muito tranqüila, pois conto com a experiência do secretário Adolar Bahr. Ele assim como o pai, o saudoso Sr. Renato Bahr, coloca a mão na massa. Com uma equipe de servidores limitada, porém dedicada, nestes 4 meses fizemos o patrolamento de praticamente quase todo o município. Em alguns lugares temos questões mais complexas, porém no tempo certo, serão resolvidas.
Uma das grandes metas, e que já estamos correndo atrás do projeto e dos recursos, são as obras de pavimentação de Fragosos aos Centro, e de Bateias de Baixo até Bateias de Cima, assim que acabarmos a medição de fragosos, já vamos para a região de bateias de cima. Serão grandes desafios, mas o contato com deputados, senadores e órgãos do estado, está bastante animador, e com bons projetos em mãos, vamos bater em todas as portas na busca por recursos. Nosso maquinário ainda esta sendo uma questão que me deixa um pouco preocupada, consertos e reformas estão comprometendo um pouco o setor.
06 – Campo Alegre além de ser um município agrícola, também tem grandes empresas. Como esta a previsão dodesenvolvimento econômico?
Alice: Estou muito surpresa com o potencial do nosso paraíso da serra, desde Janeiro, já recebi diversas visitas de empresários que estão fazendo consultas prévias, e alguns, já iniciando as instalações de seus empreendimentos aqui na cidade. Logo, os resultados estarão repercutindo em qualidade de vida e recursos para Campo Alegre. A questão agrícola também esta sendo acompanhada bem de perto, inclusive, semana passada visitei algumas propriedades, é bem provável que logo vamos ter novidades em programas e ações para o jovem, homem e mulher do campo, tudo precisa ser executado com seriedade e capricho.
Já nos reunimos com Sine, Junta Comercial e as parcerias estão caminhando para que o cidadão Campo-alegrense possa ter um atendimento especial. Inclusive recebi um balanço prévio da pasta, e olha, é de comemorar, já fizemos 1.145 atendimentos administrativos, 370 atendimentos veterinários, 99 atendimentos de fomento e assistência, e ainda 117 famílias atendidas pelo porteira adentro.
07 – Recentemente, em matéria divulgada na imprensa local, vimos que o setor de abastecimento de água e meio ambiente esta realizando novos investimentos e ações. Quais são?
Alice: Bem, nesse setor, posso contar com mais de 30 anos de experiência do secretário Artur e sua equipe. Fizemos nestes primeiros meses uma revitalização total da Estação Central e os resultados já nos garantiram uma redução da taxa de desperdício. Comparado com 2020, vamos economizar cerca de R$ 100 mil só com o conserto de vazamentos ocultos na rede do centro da cidade. Já estamos fazendo as compras de materiais para a implantação de novas redes no interior do município. Contudo, o setor ainda esta preparando diversos projetos de melhorias na coleta de lixo e combatendo o borrachudo.
08 – Eventos estão suspensos em todo o estado. E a festa da ovelha e festival de inverno, qual sua expectativa para o setor de turismo?
Alice: Nossa capital catarinense da ovelha, sentiu um grande baque por não poder receber os visitantes em seus eventos festivos. Mas o setor de turismo segue trabalhando, por exemplo, as aulas de musica estão disponíveis na Casa da cultura. Já as manutenções e obras de revitalização de alguns espaços como o sistema de monitoramento da cascata, manutenção dos canteiros, praças e áreas de lazer é algo constante.
Até falando nisso, volto na questão lá do começo da nossa entrevista, aquele do carro usado, a casa da cultura é um exemplo, por fora tudo lindo, mas estamos investindo bastante para uma reforma emergencial do local, tendo em vista que a estrutura esta há anos muito danificada.
Enfim, um passo de cada vez.
09 – Prefeita Alice, como estão as contas da prefeitura?
Alice: Nossas contas graças a Deus e o empenho da nossa equipe estão em dia. Dedico parte do meu tempo no gabinete analisando empenho por empenho, e olha, já deu pra ver que estamos no caminho certo. O dinheiro do cidadão precisa ser bem investido sempre, até aproveitando o momento, gostaria de lembrar que o vencimento do IPTU foi prorrogado, isso garante que mais contribuintes possam adequar seus orçamentos. Inclusive falando em recursos e valores, estamos com uma folha de pagamento enxuta e dentro dos limites. Não vamos dar um passo maior que nossa perna. Vamos investir no bem estar do povo campo-alegrense. Essa sempre será nossa meta!
10 – No setor de Administração. Concursos, valorização dos servidores públicos. Como essa pasta se encontra nos dias de hoje?
Alice: Desde Janeiro a secretaria de administração esta trabalhando para me ajudar a colocar a “casa em ordem’’. É onde encontro muitos desafios, mas também, as soluções. Conseguimos em consenso com o Sindicato conceder o reajuste salarial dos servidores em 4,52%. Infelizmente, em razão da lei nº 173-2020 (a lei do covid) o município não pode realizar concurso público, muito menos novas contratações, ou ate mesmo conceder licenças prêmios desde maio do ano passado.
Não estamos aqui para colocar a culpa de tudo na COVID, mas a situação é delicada. Fico imaginando como seria administrar a prefeitura se não tivessem tantos impedimentos como hoje. Enfim, vejo que estamos no caminho certo. Vamos trabalhar, vamos arregaçar as mangas e seguir sempre em frente.
11 – Assistência social e Cidadania têm ações nestas áreas?
Alice: Com certeza, tanto a secretaria da assistência social, quanto Casa da Cidadania e o CRAS estão com muitas tarefas em andamento. Já conseguimos restabelecer alguns atendimentos lá na Casa da Cidadania, inclusive com suporte ao Cartório Eleitoral.
PROCON e Junta de serviço militar estão disponíveis de segunda à sexta para quem precisar. Também já conseguimos renovar e ampliar as ações da Defesa Civil, bem como, manter os serviços de assistência social e suas diversas áreas de atuação em perfeitas condições! Uma pena que as oficinas e cursos do CRAS ainda sigam suspensos por causa da pandemia, mas logo acreditamos que tudo vai se normalizar. Realizamos a entrega dos kits de alimentos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Aliás também recebemos um veículo do Programa de Mobilidade de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, para ser utilizado pela assistência social.
12- E de maneira geral, como é seu dia a dia na prefeitura?
Alice: É bem agitado e gratificante! Saio de casa todo dia as 6:30 da manhã, chego sempre antes das 8 horas, subo e desço aquelas escadas umas 15 vezes por dia! Converso com os servidores, cumpro as agendas e compromissos do gabinete.
Nestes 4 meses, olhando de forma rápida aqui na agenda, é gratificante, já realizamos mais de 200 atendimentos só no gabinete, desde cidadãos em busca de uma conversa com a prefeita, até empresários e lideranças para a demonstração de projetos e ideias. Todos são e serão sempre bem vindos, se puderem agendar antes, melhor ainda.
Ah e posso contar algo que certamente esta fazendo toda a diferença. Desde o meu primeiro dia de trabalho, meu vice, o Matheus, cumpre todo santo dia seu papel aqui na prefeitura, juntos nos revezamos nos trabalhos e atendimentos do dia-dia. Ele é um jovem determinado, e que não mede esforços para me ajudar a fazer sempre o melhor para nossa população.
13 – Política e considerações finais.
Alice: Eu agradeço pela oportunidade de estar aqui contando um pouco sobre estes 4 meses de trabalho frente à prefeitura de Campo Alegre. Agradeço aos que estão acompanhando esta entrevista pela atenção, aos servidores da prefeitura pela dedicação e respeito com o serviço público, aos vereadores que certamente estão trabalhando pelo bem comum da população.
Inclusive, algo que eu sempre digo por aí: “desde o dia 15 de novembro, não existem mais bandeiras políticas, agora nossa única bandeira é a do município de Campo Alegre, a bandeira que nos une e que nos motiva a fazer o bem.” Nós (prefeita, vice e equipe de gestão) só queremos a oportunidade de fazer um governo sério, eficaz e que melhore a vida da população. Somos defensores da verdade e do respeito, e assim, POVO E GOVERNO JUNTOS vamos seguir sempre em frente!
Por fim, gostaria de dizer: TODA MUDANÇA, SEJA ELA QUAL FOR, EXIGE PACIÊNCIA E SABEDORIA. NÃO SE DESESPERE, VALERÁ À PENA A TRANFORMAÇÃO!
Um forte abraço a todos!