Confirmado primeiro caso de morte de macaco por febre amarela em Campo Alegre
Nesta segunda-feira, 16, a Prefeitura de Campo Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou que o resultado do exame da morte de um macaco deu positivo para febre amarela. O bugio foi encontrado morto no dia 23 de janeiro, no bairro Pirizal, quando foi realizada a coleta do material para amostra.
A morte do primata é um indicativo de que o vírus da doença está circulando no município e a única e melhor forma de prevenção contra a febre amarela é a vacinação. Assim, as autoridades de saúde do município reforçam o pedido para que as pessoas que ainda não tenham tomado à vacina realizem a proteção.
A doença não é passada de macacos para os humanos. A febre amarela é transmitida por mosquitos em áreas silvestres e perto de matas, e a única forma de prevenção é por meio da vacinação indicada em dose única, para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos.
Em Campo Alegre já foram encontrados 92 bugios mortos. Quem encontrar macacos mortos na região deve imediatamente contatar com a Vigilância Sanitária do município, e não tocar no animal. O telefone é: (47) 3632-2408.
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre