Projeto “Small Jobs, Big Professionals” é realizado por alunos do 9º da Escola Paulo Fuckner
A turma do nono ano da Escola Municipal de Educação Básica Paulo Fuckner, localizado em Bateais de Cima, interior de Campo Alegre, desenvolveu o Projeto “Small Jobs, bIg Professionals”, (Pequenos Empregos, Grandes Profissionais).
A ideia do projeto surgiu a partir de uma conversa da professora Sonia Bernado, que leciona Língua Inglesa na unidade, com a turma do 9º ano, onde havia uma falta de interesse pelas aulas de gramática. Sendo que o terceiro bimestre era focado no tema “profissões”, e o público-alvo era os adolescentes do nono ano, foi organizado o projeto para que se trabalhasse o vocabulário e exercícios sobre as profissões em inglês e os tempos verbais relacionados. A professora propôs uma pesquisa individual, já que necessitava-se fazer com que os alunos olhassem para dentro de si, visualizassem um futuro promissor e decidissem para qual ramo profissional iriam seguir.
Cada aluno buscou por informações e socializou na sala de aula, assim muitos alunos ficaram sabendo detalhes sobre todas as profissões apresentadas.
“O resultado foi interessante e veio de encontro com os objetivos do projeto, capacitar o adolescente fora da localidade, retornando-os com novos conhecimentos e assim possam aplicar na empresa de seus pais, ou quem sabe abrir o próprio empreendimento”, disse a Professora.
Sonia conta que o projeto levantou a questão da importância de estudar uma segunda língua para o Curriculum e a importância de decidir cedo pela profissão a seguir e o quão é importante ter cursos técnicos profissionalizantes, acadêmicos e mesmo cursos básicos para o Curriculum.
Os alunos conheceram como funciona o programa Jovem Aprendiz, pois no município Campo-alegrense vários jovens passaram pela experiência e hoje estão no mercado de trabalho.
“Observamos que a maioria dos alunos da sala tem uma preocupação gritante com o futuro, o que tornou válido todo empenho na busca de informações sobre este tema tão importante que é decidir sobre qual profissão seguir, ter consciência do valor de cada profissão, seja ela tão simples que não tenha sido necessário capacitação, mas também não esquecer o quanto sabemos da importância e a diferença que uma da capacitação faz ao nosso curriculum junto às empresas”, mencionou Sonia.
Ao fim do projeto a aluna Kevillin Fuckner disse que foi uma experiência maravilhosa. “Agora tenho a certeza do que quero para meu futuro profissional”, frisou.
“No trabalho das profissões entendemos um pouco mais sobre o assunto do Jovem Aprendiz, descobrimos a profissão que nossos colegas pretendem exercer, e vimos como há pessoas que exercem por amor a profissão escolhida. Isso foi muito importante, pois ajudou alguns a decidir o que queriam e até incentivou outros que ainda têm dúvidas da profissão que seguirão!”, contou a aluna Ana Paula Grosskopf.
A professora Sonia enalteceu o resultado do projeto e agradeceu todos os envolvidos e apoiadores.
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre