Projeto Bombeiro Mirim em Campo Alegre forma 45 alunos

O projeto Bombeiro Mirim de Campo Alegre realizou nesta segunda-feira (01), na quadra da Escola Municipal Maria José, a formatura de mais de 40 alunos. O projeto é um programa de apoio pedagógico e complementação educacional promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com o município de Campo Alegre.

O programa tem o intuito de ser desenvolvido com os alunos dos 6º anos das escolas da rede pública, com o objetivo de promover orientação vocacional, desenvolvimento da personalidade, valorização da cidadania e autoestima. Tem como tema as atividades desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar sendo essas abordadas de maneira pedagógica e relacionadas a realidade escolar dos alunos.

A oportunidade contou com a presença do Prefeito Rubens Blaszkowski, entre outras autoridades que prestigiaram o evento. Para Blaszkowski, o Bombeiro Mirim atua de maneira relevante em meio à comunidade, agregando valores junto à família, escola e sociedade. “O curso é de grande importância para as crianças que se formaram cujo aprendizado será levado para toda a vida. Parabenizo todos os responsáveis e envolvidos. Uma grande satisfação e orgulho que a nossa cidade desenvolva um projeto tão importante”, disse.

A Coordenadora Pedagógica da Escola Maria, Jeane Iensen Clemente, disse que o projeto vem para contribuir na sociedade. “Os jovens saem do curso não só preparados para agir em caso de necessidade de primeiros socorros, mas também os tornam cidadãos comprometidos com o bem estar do próximo com atitudes solidárias”, comentou.

“Hoje tivemos a formatura do Bombeiro Mirim dos seis anos da Escola Maria José em uma parceria muito importante com os Bombeiros, situação que já ocorreu em julho passado na capacitação com os professores. Agradecemos ao Subtenente Russel pelo apoio de sempre e parabenizamos todos os recém-formados”, disse a Secretária de Educação, Rosa Regina Dziedzic.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Alegre, James Russell de Souza Lima, menciona que o Programa é uma estratégia preventiva do Corpo de Bombeiros que fornece apoio pedagógico as escolas e a motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, respeito a todos os seres vivos e à natureza e a prática da solidariedade. “Para o próximo ano temos como o meta formar todas às crianças do 6º ano da rede de ensino municipal. Agradeço o apoio da Prefeitura Municipal, do Prefeito Rubens, a equipe da Secretaria de Educação, direção e funcionários da Escola Maria José. Parabéns Formandos” finalizou Russel.

Após a solenidade, os Bombeiros Mirins formados deslocaram-se para a parte externa da edificação e receberam o tradicional banho de batismo.

O Bombeiro Mirim possui equipes de instrutores capacitados e, tem suas atividades desenvolvidas nas dependências da Escola Maria José e no Quartel do Corpo de Bombeiros de Campo Alegre.

Gabriel Engler