Aluno da Escola Paulo Fuckner recebe medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante Campo-alegrense, Willian Stominsky, de 13 anos, foi medalhista de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Willian é aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Paulo Fuckner, em Bateias de Cima. A nível estadual obteve a 5ª posição e a nível nacional o 158º lugar. A cerimônia de premiação ocorreu na ultima quarta-feira, dia 7 de agosto, no auditório Garapuvu, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Willian disse ser uma honra representar Campo Alegre no âmbito nacional da matemática. “Agradeço a Deus primeiramente pela sabedoria que me concede, a meus pais pelo incentivo e a meus professores. A OBMEP é um acontecimento que já esta em minha vida, a olimpíada é a forma mais fácil de se revelar novos talentos matemáticos, espero continuar entre esses talentos”, disse.

O Prefeito Municipal Rubens Blaszkowski, recebeu no gabinete o aluno que se destacou na Olimpíada. “É um orgulho e uma honra receber o aluno da nossa rede que se destacou numa Olimpíada de Matemática, disciplina que é a chave para o conhecimento, e um dos indicadores mais fortes de aprendizagem. Esse sucesso pressupõe a qualificação do professor e o envolvimento da família, desejo sucesso ao Willian”, comentou.

Conforme a Diretora da Unidade Escolar Paulo Fuckner, Simone Waltmann, a escola sempre incentiva os alunos a participar de olimpíadas e concursos. “A OBMEP acontece com estudantes de todo o Brasil e é de um grau de dificuldade muito grande. Então, ter em nossa escola um aluno que em 2017 foi medalhista de bronze e em 2018 alcançou a medalha de prata, é um orgulho para o município e principalmente para nossa escola”, mencionou.

“Willian é um aluno esforçado, dedicado e apaixonado pela matemática, recebe muito incentivo da família e também dos professores, Suelen sua professora de matemática sempre o auxiliou sem medir esforços, agradeço também o apoio da Secretaria de Educação”, conclui Simone.

A Secretária de Educação, Rosa Regina Dziedzic, frisou que é motivo de muito orgulho para Campo Alegre o aluno Willian receber a medalha de prata e certificado. “Isso nos mostra o potencial de nossos alunos e o resultado do método de ensino aplicado. Desejo muito sucesso ao aluno e desejo que sirva de incentivo para todos”, finalizou Rosa.

Prova nacional

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma prova que ocorre em todo o território nacional para estudantes de escolas públicas e privadas.  Tem por objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, bem como, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social.

O projeto criado em 2005, é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Gabriel Engler