Merendeiras da Rede Municipal de Educação recebem capacitação

As merendeiras, umas das figuras mais queridas no ambiente escolar são profissionais que cuidam diariamente da alimentação dos alunos. Em busca de integrar e atualizar conhecimentos, a Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria de Educação promove capacitação das merendeiras das escolas públicas municipais. A capacitação foi possível devido à participação da nutricionista, representando o município, no Colegiado de Nutricionistas do Planalto Norte – em parceria com a EPAGRI.

O curso acontece nos dias 15 e 16 de julho no centro de treinamentos da EPAGRI em Pirabeiraba – Joinville. O município oferece hospedagem e alimentação, além do transporte para todas as participantes. Assim nenhuma merendeira ficou de fora.

Dentro da programação as merendeiras irão participar de aulas práticas e teóricas. Abordando boas práticas de manipulação dos alimentos, novas receitas e uso de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Conforme o Prefeito Rubens Blaszkowski, o ganho destas capacitações vão além do aprendizado teórico, o objetivo é reconhecer o valor das funcionárias que são essenciais no dia a dia escolar. “A qualidade da alimentação depende também delas, e o excelente trabalho mostra-se na alta aceitabilidade que temos na merenda escolar”, disse.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

A Prefeitura de Campo Alegre repassa os recursos necessários para complementar os recursos federais e para a garantia de uma alimentação saudável para os alunos.

Em Campo Alegre são atendidos pelo programa mais de dois mil alunos de toda a educação básica (educação infantil, pré-escola e ensino fundamental) matriculados nas escolas públicas municipais.

É importante observar que o cardápio escolar é elaborado por nutricionista, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais específicas, conforme percentuais mínimos estabelecidos no artigo 14 da Resolução FNDE nº 26/2013.

Gabriel Engler