Agroindústria de Campo Alegre já tem CNPJ

Mais uma etapa vencida, Cooperativa de Agricultores, a Agroindústria de Campo Alegre, já tem o seu CNPJ e em breve entra em funcionamento. Cerca de 20 produtores disseram sim para a proposta e a agroindústria deve iniciar nos próximos meses a produção conservas, sucos e geleias.

O perfil econômico e social do município vai mudar com o surgimento da agroindústria. Um projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre, Epagri e agricultores, irrigará a economia local com a cooperativa industrial de produtores.  Possibilidades de ascensão social e crescimento profissional acompanham o processo. Uma vez que o projeto vai facilitar a vida do produtor que vende seus produtos para instituições que necessitam nota fiscal, pois com a empresa aberta, todos terão o CNPJ e poderão efetuar recibo com nota fiscal.

A estratégia de apostar na agroindustrialização busca trazer benefícios em várias frentes ao cooperativismo. Desde alternativas de produção até uma maior estabilidade de renda aos associados. “É um ciclo virtuoso do investimento agroindustrial, com a produção de itens para o varejo que abrem novos mercados e ampliam a força econômica das cooperativas, que deixam de ser vulneráveis às variações das cotações internacionais dos produtos agrícolas”, revela o engenheiro agrônomo, Gilson Brunnquell. “Essa é a grande mágica do cooperativismo”, pondera. “É a somatória das economias individuais, transformando resultados coletivos para a melhoria das condições de renda e de vida de milhares de pessoas.”

Para o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Gilson Brunnquell, o funcionamento da agroindústria será uma conquista para o município.“Campo Alegre possui diversidade de frutas a serem exploradas”, explica. Gilson pontua que a iniciativa impulsiona a produção local e é um gancho para o agroturismo. “O turista quer consumir aquilo que veio do solo campo-alegrense, feito pelas mãos de quem aqui vive. Vai ser um salto para as pessoas começarem a lucrar com a atividade turística, e incentivar mais ainda quem tem vontade de seguir pelo caminho do cooperativismo”, fala Gilson. Uma reunião será marcada com os associados para formalizar a abertura da empresa.