Benefícios Eventuais podem ser solicitados no CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Alegre informa que os Benefícios Eventuais serão fornecidos no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, localizado na Rua Altamiro Lobo Guimarães, centro, ao Lado do Ginásio Municipal de Esportes.

Os Benefícios Eventuais são previstos pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e oferecidos pelos municípios e Distrito Federal aos cidadãos e às suas famílias que não têm condições de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações adversas ou que fragilize a manutenção do cidadão e sua família.

Para solicitar o Benefício Eventual, o cidadão deve procurar as unidades da Assistência Social no município. A oferta desses benefícios também pode ocorrer por meio de identificação de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade nos atendimentos feitos pelas equipes da Assistência Social.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Marcia Regina Schadeck Friedrich, incluem nos Benefícios Eventuais, cestas básicas, auxílio funeral e outros. “Informamos que as pessoas interessadas em solicitar o atendimento do Beneficio Eventual, deve se dirigir até o CRAS, nas terças, quartas e quintas- feiras no período vespertino. Pois no período matutino a Assistente Social está realizando visitas domiciliares e
na sexta- feira realiza relatórios e trabalhos internos”, Informou Marcia.

O benefício deve ser oferecido nas seguintes situações:

– Nascimento: para atender as necessidades do bebê que vai nascer; apoiar a mãe nos casos em que o bebê nasce morto ou morre logo após o nascimento; e apoiar a família em caso de morte da mãe.

– Morte: para atender as necessidades urgentes da família após a morte de um de seus provedores ou membros; atender as despesas de urna funerária, velório e sepultamento, desde que não haja no município outro benefício que garanta o atendimento a estas despesas.

Vulnerabilidade Temporária: para o enfrentamento de situações de riscos, perdas e danos à integridade da pessoa e/ou de sua família e outras situações sociais que comprometam a sobrevivência.

– Calamidade Pública: para garantir os meios necessários à sobrevivência da família e do indivíduo, com o objetivo de assegurar a dignidade e a reconstrução da autonomia das pessoas e famílias atingidas.

Para maiores informações entrar em contato com a equipe do CRAS pelo telefone (47) 3632-1494.

Gabriel Engler