Aproximação entre região do Quiriri e China culminará em missão governamental

O que no dia 2 de julho de 2017 iniciou apenas com uma conversa sobre a introdução da medicina tradicional chinesa na saúde pública, envolvendo o prefeito Magno Bollmann, o secretário de Saúde Manuel Del Olmo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adelino Denk, diretor de Desenvolvimento Econômico na época Daguimar Nogueira (atual vereador), e Izabel Santos, representante regional de Santa Catarina para a Agência de Notícias Xinhua, da China, e no mês de setembro passado culminou na participação de Monica Fang, presidente do Centro Intercâmbio Econômico Comercial Brasil China no ENIT em São Bento do Sul e ainda na possibilidade de se firmar parceria para o programa de cidade irmã envolvendo a região do Consórcio Intermunicipal Quiriri com a China, e uma missão governamental para aquele país, agora se concretizou em um momento ímpar para a região.

Na manhã desta quarta-feira representantes dos municípios de São Bento do Sul, com o prefeito Magno Bollmann, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo Adelino Denk, vereador Daguimar Nogueira e demais representantes do poder público, ACISBS com seu presidente Jonathan Roger Linzmeier e demais representantes, FETEP com Osmar Muelhmauer, ITFETEP com Osvalmir Tschoeke, Campo Alegre com o prefeito Rubens Blaszkowski e demais secretários, Corupá com o prefeito João Gottardo e secretários, e Rio Negrinho com o vice-prefeito Roberto Albuquerque e secretários, estiveram reunidos na sede da ACISBS com Monica Fang e Izabel Santos, além de um executivo chinês que realizou uma apresentação.

Missão governamental

O grande objetivo da reunião foi a apresentação de Monica Fang sobre o programa cidade irmã e ainda sobre a missão governamental que o Centro de Intercâmbio Econômico e Comercial Brasil China está organizando para a delegação da região do Consórcio Quiriri.

Conforme apresentou Monica, a programação está sendo preparada para o mês de maio e abrangerá quatro cidades chinesas, Nanjing (Nanquim), Suzhou, Hangzhou e Beijing (Pequim).

De acordo com Monica, o objetivo da missão será uma viagem de negócios para buscar tecnologia, negócios, investimentos e para prosseguir com o projeto cidades irmãs. “Esta missão trará maior visibilidade para o estado de Santa Catarina e para a região do Consórcio Quiriri”, destacou.

O prefeito Magno Bollmann destacou a velocidade como tudo vem ocorrendo. “Nós iniciamos esta conversa em julho do ano passado e agora já estamos com uma missão governamental programada para prosseguirmos com o objetivo de formalizarmos o programa cidades irmãs. Realmente está tudo caminhando muito rápido, e trata-se de um momento de grande importância para o desenvolvimento da nossa região”, disse.

Antes do mês de maio novos encontros deverão ocorrer para prosseguir com o objetivo de concretizar esta missão governamental da região do Consórcio Quiriri à China.

O programa Cidade Irmã promoverá um intenso intercâmbio tecnológico, científico e de amplo conhecimento e negócios para a região. “Ficamos realmente surpreendidos pela forma com que as conversas vem sendo conduzidas e pela velocidade da evolução do tema. Esta aproximação com a China contribuirá muito para o desenvolvimento de nossa região”, concluiu o prefeito.

Durante a tarde, Monica Fang e Izabel Santos iniciaram visitas pelos quatro municípios da região do Consórcio Quiriri. O objetivo das visitas que reuniu secretários das administrações em cada município foi de conhecer mais a realidade e as necessidades de cada município para que a troca de informações com a China seja a mais produtiva possível.

Colaboração: Assessoria de Imprensa São Bento do Sul

Gabriel Engler