Profissionais da Atenção Básica recebem treinamento

 

25 agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família de Campo Alegre participaram do primeiro dia do Projeto Caminhos do Cuidado – Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas). O curso, que aconteceu no Auditório Municipal na terça-feira, 29 de abril, visa melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica.

O professor e enfermeiro, Márcio Fábio, explica que o curso terá duração de 40 horas, divididas em 5 semanas de aula. “O curso oferece um conjunto de estratégias e conhecimentos em saúde mental, que possibilitam aos profissionais acolher e cuidar do usuário de forma integral, cuidando e reduzindo os danos para aqueles que fazem o uso prejudicial de drogas, qualificando o olhar e a escuta para dar visibilidade à questão das drogas”, explica o professor. “Muitas vezes não sabemos como abordar um usuário e com este curso os agentes irão aprender novas formas de proceder com o trabalho de diminuir a drogadição, oferecendo um suporte maior para família”, finaliza a diretora de saúde, Deisi Amorin.

O Projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, é pactuado com o Governo do Estado em conjunto com a secretaria de saúde de Campo Alegre.