Semana nacional de mobilização contra o Aedes Aegypti é realizada em Campo Alegre

A Secretaria de Saúde de Campo Alegre está realizando durante toda a semana uma mobilização de combate ao Aedes Aegypti no município. A equipe realizou visitas e entrega de panfletos de conscientização para a população e ações de limpeza.

A Secretária de Saúde de Campo Alegre, Carolina da Costa Telma, conta que nesta sexta feira, 30, é o dia D de mobilização. “Convidamos toda a comunidade a participar conosco desta importante ação para o controle do mosquito, vistoriando a sua residência promovendo a limpeza de calhas, de piscinas, e de outros locais que possam acumular água, além de descartar corretamente o lixo. Ações estas que devem ser desenvolvidas durante o ano todo, permitindo que Campo Alegre fique longe da infestação do mosquito Aedes Aegypti”, disse Carolina.

As ações de controle ao mosquito Aedes aegypti é a melhor estratégia para evitar a dengue, o zika vírus e a febre de chikungunya. A população deve redobrar a atenção na vistoria semanal às suas casas e quintais, especialmente nesse período do ano, no qual as condições climáticas são favoráveis.

Situação de Santa Catarina

Até o dia 17 de novembro de 2018, foram registrados 14.014 focos de Aedes aegypti, representando um aumento de 38.6% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses focos estão concentrados em 159 municípios, dos quais 75 são considerados infestados.

Neste mesmo período, foram registrados 57 casos de dengue, desses, 34 são autóctones, 13 importados e 10 indeterminados autóctones (casos contraídos no estado, mas sem a possibilidade de definição do LPI). Em 21 amostras o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) identificou o sorotipo de dengue: 10 são de DEN1 e 11, de DEN2.

Com relação à febre de chikungunya, foram confirmados 15 casos. Desses, 11 são importados e 4 autóctones. Apenas um caso de zika foi confirmado em Santa Catarina. Ele foi identificado como importado.

Esse cenário aponta para um risco iminente de transmissão dessas doenças no estado, especialmente com a chegada do calor e do período de chuvas.

Gabriel Engler

Prefeitura Municipal de Campo Alegre