Mutirão – Cirurgia de Catarata

A causa mais comum de catarata é o envelhecimento, mas existem crianças que já nascem com a doença. Mães que durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre, tiveram rubéola ou toxoplasmose podem passar a infecção para o feto e a criança nasce com vários problemas oftalmológicos, entre eles a catarata. A catarata no recém-nascido é realmente uma urgência. Se a criança não for operada até os dois ou três meses de idade, especialmente se apenas um olho estiver com o problema, ela poderá nunca ter visão normal na vida. Em Campo Alegre, a Secretária de Saúde, Carolina Telma, firmou parceria com o Hospital Nossa Senhora das Graças para que os pacientes tenham acesso a cirurgia. No sábado, dia 12, ainda de madrugada, partiram para a cidade de São Francisco do Sul 26 pacientes de Campo Alegre, com o apoio da Secretaria de Saúde. Segundo Carolina Telma, essas pessoas foram até o Hospital Nossa Senhora das Graças para uma avaliação pré-cirúrgica. Logo após o retorno esse pacientes farão todos os exames solicitados para apresentar ao médico cirurgião. Tudo está sendo realizado pelo Sistema Único de Saúde. ”Este mutirão de cirurgia foi pensado, avaliado e com muito esforço nosso e da Prefeitura Municipal saiu do papel, e já podemos ver o bom resultado dessa parceria”, finaliza Carolina.

Fique sabendo:

Catarata é a perda da transparência do cristalino, lente natural do olho que fica atrás da pupila. No início, a pessoa vê como se os óculos estivessem embaçados, como se houvesse uma névoa diante de seus olhos. Tenta limpar as lentes, pisca com força, mas a névoa permanece inalterada. Com a evolução da doença, a pessoa passa a enxergar apenas vultos. A catarata se desenvolve dentro do olho, atrás da pupila, que fica branca e opaca só em estágios mais avançados da doença, quando a visão está completamente comprometida e a pessoa enxerga apenas vultos. A causa mais comum é o envelhecimento. Normalmente, a catarata aparece após os 50 anos. No entanto, pode ocorrer em outras faixas etárias provocadas, por exemplo, pelo uso de colírios com corticoides, inflamações intraoculares, ou por acidentes que causam traumatismo nos olhos, como um soco ou os que acontecem no trânsito.

Tratamento

O único tratamento que funciona para a catarata é a cirurgia. Fazê-la na fase inicial ou avançada da doença faz diferença para o paciente. A pessoa vai se acostumando com a baixa de qualidade da visão. Não enxerga direito as cores, acha que a televisão perdeu a nitidez e que precisa trocar o tecido do sofá porque está desbotado. Muitas chegam a perder o emprego ou são deslocadas de sua função porque deixaram de enxergar, o que é uma pena, pois não precisariam passar por isso se fizessem um simples exame oftalmológico, uma vez que a cirurgia de catarata possibilita recuperar praticamente 100% da visão.  O pós-operatório agora é muito mais tranquilo. Antes a pessoa era obrigada a ficar internada, num quarto escuro e, mesmo depois da alta, tinha de voltar várias vezes ao consultório do médico ou ao hospital para fazer curativos. Atualmente, a cirurgia pode ser feita com anestesia local ministrada através de injeção ou de colírios.