Escola faz simulação de eleições com personagens para crianças através do Projeto Eleições no Campo

Alunos de Campo Alegre fizeram ‘título de eleitor’ e votaram no candidato preferido. Ação visa formar futuros eleitores que votem conscientemente.

Personagens da fauna local se transformaram em políticos durante uma simulação de eleições para crianças na Escola Bela Vista, em Campo Alegre. Durante um mês, os alunos ouviram as propostas dos candidatos que tratam sobre a Conscientização Ambiental, aprenderam sobre o sistema eleitoral brasileiro e, nesta quinta-feira (4), colocaram em prática o dever do voto consciente.

Conforme a Diretora Marilda Schadeck, o projeto compreende um conjunto de ações do Sistema de Ensino Aprende Brasil, implantado pela rede municipal de ensino do município Campo-alegrense.  “Os alunos deram vida a três personagens escolhidos dentro da fauna local e trouxeram propostas de Conscientização Ambiental, fizeram campanha nos moldes de uma eleição real. Os estudantes conheceram todo o tramite de um período eleitoral, visitaram cartório eleitoral de São Bento do Sul, realizaram comícios e saíram na comunidade apresentar suas propostas e pedir consciência ambiental para a separação do lixo reciclável. Os nossos candidatos foram a Laninha Branca, uma Ovelhinha, Teo Tirico, uma Tiriva e Gabriel Azulino, uma Gralha Azul”, comentou.

Todos os alunos da unidade escolar participaram da simulação onde puderam votar em presidente e vice-presidente.

As professoras criaram as propostas dos personagens. O tema defendido era o meio ambiente. Havia também os cabos eleitorais, alunos da classe que defendiam as propostas de determinado candidato. Entre uma aula e outra, a diretora percebia que as crianças comentavam sobre a votação e tentavam até influenciar os amigos.

No dia da eleição, as crianças levaram o “título de eleitor”, também produzido durante o projeto, e se dirigiram a uma sala multimídia para a votação em urnas eletrônicas. As crianças entravam uma de cada vez, digitavam o número do candidato, verificavam a foto e confirmavam o voto.

O Prefeito Municipal Rubens Blaszkowski esteve na escola acompanhando o projeto desenvolvido pela unidade. “O Projeto Eleições no Campo é de grande importância, onde abrange o tema da preservação ambiental e prepara os nossos futuros eleitores para que exerçam o papel de cidadão. Onde nessa eleição ninguém sai derrotado mais sim com um grande aprendizado. Educação é a prioridade de minha administração essa é mais uma ação em prol do setor que muito tem avançado”, disse Rubens.

Gabriel Engler