Policiamento Rodoviário realiza “Operação Independência 2018”

A Polícia Militar, através do Comando de Policiamento Rodoviário (CPMR), desenvolverá a “Operação Independência” durante o período do feriado prolongado de Sete de Setembro.

Confira na íntegra a nota emitida nesta quarta-feira (05).

“OPERAÇÃO INDEPENDENCIA 2018”

A “Operação Independência” tem como finalidade proporcionar conforto, fluidez e segurança aos usuários das rodovias estaduais na circunscrição do 4º Grupo PMRV (SC-418, A280B, A280C, SC-110) durante o período do feriado prolongado de Sete de Setembro, alem de promover maior visibilidade às atividades típicas de Polícia Ostensiva.

Estaremos desenvolvendo uma política de conscientização dos usuários, no sentido de prevenir ao máximo, a ocorrência de acidentes de trânsito, bem como possíveis infrações e recomendamos aos motoristas para que:

– não dirijam após ingerir bebidas alcoólicas;

– utilizem o cinto de segurança;

– fazer uso de cadeirinhas para crianças;

– respeitem os limites de velocidade;

– manter distância de segurança em relação aos demais veículos;

– ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança;

– bem como as regras gerais de circulação de trânsito.

O Posto 4 em sua circunscrição irá realizar as seguintes operações: Operação Radar para minimizar a ocorrência de excesso de velocidade; Operação Lampadinha devido o alto número de veículos transitando com faróis de luz baixa desligados em rodovias; Operação Comando de Trânsito (conhecida popularmente como “blitz”) em frente ao Posto e demais locais da rodovia com intuito de abordar pessoas com substâncias entorpecentes, armas/munições e também conduzindo veículos estando sob efeito de álcool (embriaguez ao volante) ou sem documentos de porte obrigatório etc. As Guarnições de Serviço também estarão posicionadas para identificar e notificar as ultrapassagens proibidas, conduta arriscada que pode resultar em acidentes, principalmente na área da Serra Dona Francisca.

Estatísticas demonstram que o número de acidentes aumenta nos períodos de feriados prolongados, muitos deles motivados pela falta de atenção, pelo aumento do volume de tráfego e principalmente pelo descumprimento da regulamentação de trânsito por parte dos usuários que trafegam nas rodovias.

Nesse final de semana alem do feriado prolongado, acontecerá no município de São Bento do Sul a 36ª edição da Schlachfest, considerada como a autêntica festa de tradições germânicas que trará muitos turistas a região, aumentando consideravelmente o fluxo de veículos na rodovia.

Alertamos a todos os condutores para que antes de viajar:

– verifique as condições do seu veículo, tais como parte mecânica, freios, sistema iluminação e pneus;

– regularize seus documentos de porte obrigatório, evitando desta forma situações desagradáveis no seu passeio;

– motorista e passageiros, todos devem utilizar o cinto de segurança;

– é obrigatório o uso do farol baixo, mesmo durante o dia, em todas as Rodovias;

– só ultrapasse em locais permitidos e com segurança; – mantenha a velocidade regulamentar para a via;

– se consumir bebidas alcoólicas não dirija;

– lembre que gentileza gera gentileza, seja paciente e cortês no trânsito.

Telefone de emergência 198, que liga o usuário ao Posto mais próximo da Polícia Militar Rodoviária e ainda o telefone 190 que aciona a Polícia Militar em qualquer região do Estado de Santa Catarina.

Quartel em Campo Alegre, 05 de setembro de 2018.

SANDRO LUDOVICO MOECKE

Subtenente PM Comandante do 4º Grupo PMRV