Posto da Polícia Militar Rodoviária de São Miguel realiza Operação de Fiscalização

O Posto da Polícia Militar Rodoviária de São Miguel, em Campo Alegre, realizou nessa semana uma grande operação de fiscalização e controle do transporte rodoviário de produtos perigosos. A operação faz parte do calendário oficial catarinense de operações para fiscalização preventiva da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Os produtos perigosos são aqueles que têm origem biológica, química ou radiológica em sua composição e que representam algum risco aos seres vivos ou ao meio ambiente. A operação contou com o apoio de varias entidades públicas e privadas, que visam o controle destas cargas no Estado.

A contagem do tráfego foi de 947 veículos pequenos, 10 ônibus, 32 motocicletas, 455 caminhões e 18 caminhões transportando PP (produtos perigosos). Foram emitidas 50 autuações referente PP, 22 lavradas referente cronotacógrafo, 10 autuações no que preceitua o CTB (código de trânsito brasileiro), sendo 03 veículos retidos para regularização e 15 veículos orientados e sanados o problema no local.

Os riscos são agrupados em nove classes: Explosivos, Gases comprimidos, Substâncias oxidantes, Substâncias tóxicas e infectantes, Líquidos inflamáveis, Corrosivos, Substâncias radioativas, Sólidos Inflamáveis e Diversos.

“Dessa forma estamos contribuindo com um trânsito mais seguro, pois nossa missão é apoiar e realizar a fiscalização de veículos que transportam produtos perigosos, visando garantir a segurança dos transportadores e dos usuários das rodovias, atuando em conjunto com as entidades participantes e prestando apoio e segurança aos fiscalizadores”, disse o subtenente Sandro Ludovico Moecke, comandante do posto 4 da PMRv.

Participaram da operação: Secretaria de Estado da Defesa Civil, IMA – Instituto do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária Estadual e Municipal de Joinville, Conselho Regional de Química, IMETRO – Instituto de Metrologia de SC, ANTT-Agência Nacional de Transportes Terrestres, DEINFRA – Departamento de Infraestrutura, PMA – Polícia Militar Ambiental (Joinville), CMB – Corpo de Bombeiros Militar (Campo Alegre), PMSC – Polícia Militar de Santa Catarina (23º BPM), SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Joinville, SUATRANS e Sest Senat de Rio Negrinho.

Fonte: Policia Rodoviária

Gabriel Engler