Seminário sobre a Cultura do Morango é realizado em Campo Alegre

Primeiro Ciclo de Palestras da Cultura do Morango do Planalto Norte Catarinense está sendo sediado em Campo Alegre, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos e experiência para os produtores da cadeia de morangos.

O evento acontece no Espaço Cultural Sirley Maria Neumann Johanson, durante toda a quinta-feira, 26. É uma promoção do Sistema Faesc – Senar de Santa Catarina e Sindicato Rural de Campo Alegre com o apoio da Prefeitura Municipal.

Conforme a Supervisora Regional do Senar, Carine Weiss, o ciclo de palestras conta com mais de 80 participantes, das cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Jaraguá do Sul, Araquari e Campo Alegre. “A escolha das palestras foi decidido a partir da necessidade da região, depois de um trabalho de campo realizado junto com os agricultores Campo-alegrenses”, disse Carine.

Os convidados assistiram a palestras sobre  “Quais são as pragas do morangueiro?”, apresentada pela Doutora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, professora da Universidade Federal do Paraná – UFPR. E o Engenheiro Agrônomo, Ronaldo Herculano, de Pouso Alegre/MG abordou sobre o tema “Aspectos relativos à produção de morango”.

“O intuito do evento é trazer um maior conhecimento, com pesquisadores renomados para os agricultores que participam do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATEG. Assim desenvolvemos o setor na região, alavancando o potencial agrícola de cada lugar e o fortalecimento da base com capacitações técnicas”, disse Lucia Bousses, Presidente do Sindicato Rural de Campo Alegre.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson Pruckneski, conta que Campo Alegre tem mais de 60 produtores de morango, com mais de 150 mil pés plantados. “A ideia é dar ao produtor condições de produzir mais e melhor, com menos uso de agrotóxicos. Sabemos da importância do homem do campo, principalmente aqui no nosso município, aonde grande parte do movimento econômico, vem justamente da atividade do campo”, finalizou.

Gabriel Engler