Consórcio Quiriri reúne prefeitos nesta quarta-feira, 18

Na manhã desta quarta-feira (18) o Consórcio Intermunicipal Quiriri (CIQ), reuniu os prefeitos da região que integram o consórcio; Rubens Blaszkowski – Campo Alegre; Magno Bollmann – São Bento do Sul e Julio Ronconi – Rio Negrinho. A reunião foi comandada pelo atual presidente na gestão 2018, o Prefeito de Campo Alegre.

Durante a reunião a secretária executiva do Consórcio, Leoni Fuerst, explanou sobre o andamento do programa Acolhida na Colônia, o qual após palestras, viagens de intercâmbio e diagnóstico têm 41 propriedades participando do programa, sendo 19 em Campo Alegre, 04 em Corupá, 06 em Rio Negrinho e 13 em São Bento do Sul. “Vamos agora trabalhar na formatação de uma Associação de Agroturismo. Na sequência teremos a etapa de implementação dos empreendimentos, capacitação e assistência técnica” disse Leoni.

Leoni mencionou também que está sendo previstas ações voltadas à comercialização, como definição de tarifário, padronização de sinalização e inclusão de informações e fotos no site do programa Acolhida na Colônia.

O Advogado Manolo Del Olmo, da empresa Del Olmo & Advogados Associados, esteve presente na reunião para uma explanação referente aos trabalhos de Implantação e Institucionalização do Sistema Integrado de Municipalização do Licenciamento Ambiental  do Consórcio Intermunicipal Quiriri. Onde foi decidido quanto à estruturação, operação e sustentabilidade do Programa. Será feita a composição de uma equipe de análise permanente, composta originalmente de cinco funcionários cedidos pelos municípios consorciados de acordo com um levantamento feito pela secretaria executiva do consórcio. Além da equipe de análise permanente, haverá uma equipe de análise suplementar estruturada através de banco de horas com contratação via licitação. Cada município participante do consórcio terá também que estar estruturado com uma equipe de gestão municipal, composta de 01 gestor (que assinará as licenças) e um fiscal nomeado. Os servidores cedidos serão gratificados para exercerem a atividade junto ao CIQ. A cessão do servidor garantirá ao município a possibilidade de dedução de salário/encargos efetuados como créditos hábeis para operar compensação com obrigações previstas no contrato de rateio do programa.

O Prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, destacou a relevância da emissão de licenças ambientais através do consórcio e ao final da reunião aproveitou para convidar a todos os presentes para participar do evento de Soltura de Aves na APA do Rio Vermelho Humbold.

O Prefeito Campo-alegrense e Presidente do Consórcio, Rubens Blaszkowski, frisou a importância do licenciamento ambiental local, ação esta que vai conceder aos municípios a competência para realizar o licenciamento de atividades com impacto ambiental local através do Consórcio Quiriri. “Esta ação vem sendo pleiteada há alguns anos pelos municípios e que agora irá ser efetivado”, comentou e finalizou “O Consórcio Quiriri é de grande importância para região, assim alavancando o potencial turístico dos municípios integrados”, disse Rubens.

Gabriel Engler