Servidores de Campo Alegre participam de capacitação do Tribunal de Contas de SC

Servidores da Prefeitura de Campo Alegre participaram nesta quinta-feira, 12, do XVIII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) e associações municipais. Orientar sobre boas práticas de gestão, fomentar o diálogo — entre fiscais e fiscalizados — e aproximar o TCE/SC dos agentes e órgãos municipais sujeitos ao controle externo são os principais objetivos do evento.

O prefeito de Campo Alegre e Presidente da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Rubens Blaszkowski, destacou a importância desta iniciativa do Tribunal e da parceira com as associações de municípios para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. “O ciclo é muito importante para a legalidade da gestão e para a eficiência da administração pública”, disse.

A meta do TCE/SC é capacitar cerca de 4 mil gestores públicos até 31 de julho, durante os encontros regionais que integram o XVIII Ciclo de Estudos. As três oficinas técnicas — contabilidade e controle interno, atos de pessoal e licitações contratos — são conduzidas por auditores fiscais de controle externo da Corte de Contas do Estado.

O evento foi realizado na Faculdade Anhanguera, em Joinville. O público-alvo é destinado para prefeitos, vereadores, secretários municipais, contadores, controladores internos, agentes das áreas de recursos humanos/gestão de pessoas e de licitações e contratos das prefeituras e câmaras de vereadores.

Gabriel Engler