Agricultores são beneficiados com mudas de Batata Salsa
Com a intenção de garantir maior renda e fomentar a economia do município, nesta quarta-feira, 11, foram entregues aos agricultores Campo-alegrenses mudas de batata-salsa. Esse é mais um programa da Prefeitura Municipal de Campo Alegre, que beneficia diretamente o agricultor. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico possibilitou que cada agricultor ganhasse cerca de duas mil mudas. Um total aproximado de 200 mil mudas foram distribuídas.
O Prefeito Rubens Blaszkowski esteve presente na entrega das mudas aos agricultores e disse que são eles os grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Campo Alegre. “Um dos principais planos de nossa administração é na agricultura familiar. Estaremos incentivando e dando suporte os agricultores, fazendo com que o pequeno produtor sinta prazer em permanecer na área rural” define Blaszkowski.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Alegre, Edilson Pruckneski, explica que essa quantidade distribuída atinge praticamente todos os produtores de batata-salsa do município. “Aqui temos grandes e pequenos produtores da raíz, todos garantem um bom rendimento do produto, cuja caixa com 23 quilos varia em torno de R$ 35,00 reais, valor de venda, que é encaminhado, grande parte, ao Paraná”, explica Pruckneski.
A muda fornecida pela Prefeitura tem origem na cidade de Angelina, em Santa Catarina, que tem o clima mais quente. “Em solo campo-alegrense a muda recebe um choque térmico devido ao clima mais ameno daqui”, explica o engenheiro agrônomo Gilson Brunnquell. O agrônomo explica que o principal cuidado é realizar o rodízio de solo devido ao grande desgaste que a planta proporciona. “O controle de pragas exige apenas aplicação de insumos no tempo correto e a poda de ervas daninhas que acumulam entre as plantas”, explica. A batata-salsa tem origem andina e, portanto, se dá melhor em temperaturas mais baixas e em terreno argiloso. A planta tem diferentes nomes ao longo do mapa brasileiro, entre eles mandioquinha-salsa, batata-salsa e batata-baroa. Em Campo Alegre, a média de produção de 2017 foi de 1000 caixas por hectare.
Gabriel Engler
Assessor de Comunicação Social
Prefeitura de Campo Alegre