Estudantes Campo-alegrenses ficam em quarto lugar em Santa Catarina no Desafio Nacional Acadêmico

Maior desafio de conhecimento realizado via internet, o Desafio Nacional Acadêmico (DNA) teve ganhadores Campo-alegrenses este ano. Uma equipe formada por estudantes da Escola Municipal de Educação Fundamental Maria José Duarte Silva Bernardes de Campo Alegre ficou em 4ª lugar Estadual e na 48ª colocação Nacional entre 530 equipes inscritas apenas no ensino fundamental.

A equipe Campo-alegrense é formada pelos alunos (a), Gabriel Martins da Costa, Diego Alonso Munhoz, Diogo Biscaia dos Santos, Thalita Zumbach Duarte e Thamara Heloísa Scholze, os estudantes foram supervisionados pelos professores de língua portuguesa Ana Caroline Krol Uhlig e Hirvinng Alecssey Keretch Ulbirich.

Nesta quarta-feira, 04, a equipe denominada Maria José esteve no Gabinete do Prefeito Municipal Rubens Blaszkowski, para receber os certificados pelo resultado alcançado, durante o encontro a equipe explanou como ocorreram as atividades e por fim apresentaram a maquete do estádio montado durante o desafio.

“A conquista dos alunos e professores é mais um motivo de orgulho para nós, esse é o momento em que realmente vemos na prática que os investimentos na educação do município dão resultado. Parabéns a direção, professores e alunos pelo êxito no Desafio Nacional Acadêmico”, disse Rubens.

O Desafio ocorreu em três etapas. A primeira foi composta por 110 questões com temas dos mais variados, como meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa. A equipe que conclui-se o maior número de tarefas extras, soluciona-se o máximo de desafios e desvenda-se o enigma final, seria a campeã.  A próxima etapa constitui em quatro tarefas extras a serem desenvolvidas pela equipe, sendo estas: a elaboração de um origami em forma de Dragão, a produção de um texto com o tema “O povo tem o governante que merece”, a produção de um texto descritivo explicando como foi à realização da primeira etapa e a construção de uma maquete de um dos estádios usados na copa do mundo de futebol na Rússia.  Após essas duas etapas, a equipe seguiu classificada para o Enígma Final realizado no dia 16 de junho, nas dependências da escola. O desafio foi composto de diversas dicas, as quais deveriam ser compreendidas pelos alunos e transformadas em apenas uma resposta: Aristóteles.

Conforme a professora Ana Caroline Krol Uhlig, o desafio exigiu múltiplas formas de pesquisa, incluindo o uso da internet, além de expandir a criatividade, trabalho em equipe e ampliar conhecimentos.

A equipe Maria José contou com a ajuda do Coordenador Escolar, Emersom Ribas, Diretor Ernani dos Santos e do estagiário Wellington Machado.

Gabriel Engler