Mutirão de cirurgias de cataratas envolve cidades da região, em julho

Uma reunião para tratar sobre a nova etapa do mutirão de cirurgias eletivas de catarata foi realizada recentemente, no Hospital São Luiz, em Campo Alegre. Os procedimentos ocorrem entre os dias 10 e 15 de julho, na unidade campo-alegrense. A previsão é atender 1.159 pessoas de 15 municípios das regiões norte e nordeste de Santa Catarina. As secretarias municipais de Saúde irão disponibilizar veículos para o transporte dos pacientes.

Com o objetivo de zerar a fila de espera para as cirurgias de catarata, estão previstas a realização de mais de 1,5 mil procedimentos, já que muitos pacientes necessitam da cirurgia nos dois olhos. Todos os pacientes já passaram por avaliações médicas e têm indicação cirúrgica, integrando a lista de seus municípios. A cirurgia é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o paciente terá direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios.

As cidades

Os municípios atendidos pelo mutirão de cirurgias eletivas de catarata na região são Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Corupá, Garuvá, Guaramirim, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.

Gabriel Engler