No Dia Mundial do Meio Ambiente, alunos da Escola Bela Vista desenvolvem o projeto “Gralha Azul de Campo Alegre”

No Dia Mundial do Meio Ambiente, os 120 alunos de 6 a 11 anos da disciplina de Turismo e Meio Ambiente da Escola Municipal de Educação Básica Zilca de França Hasselmann desenvolveram um projeto cujo tema foi a Gralha Azul de Campo Alegre. A professora da disciplina Bertina Bahr conta que o objetivo da atividade é conscientizar a preservação das árvores nativas da cidade principalmente o pinheiro.

O trabalho está sendo desenvolvido em etapas. Numa primeira fase, as atividades realizadas com alunos surgiram da Lenda da Gralha Azul, símbolo do Paraná, mas observado pelas crianças que também tem muitas dessas aves no município, assim foi escrita a história da Gralha Azul de Campo Alegre.

Os alunos confeccionaram máscaras e um palitoche da ave. Neste dia 05 de junho, dia mundial do Meio Ambiente foi contada a história para as crianças e depois da contação os pequenos com o auxilio das professoras plantaram e vão cultivar pinhões onde irão acompanhar o desenvolvimento, e com as mudinhas crescidas, vão realizar o plantio do pinheiro no dia 21 de setembro, dia da árvore, na Cascata Paraíso da Serra.

“É gratificante para mim ver nos olhos dos educandos a satisfação de ver o dever cumprido em termos de conscientização da preservação do nosso bem maior o Meio Ambiente. Quero também que os alunos acompanhem o crescimento das araucárias. Ate mesmo quando eles forem adultos, vão poder mostrar esse projeto para seus filhos e netos”, descreve a docente Bertina Bahr.

Gabriel Engler